Sam’s Club transforma unidade em centro de distribuição nos EUA

Um ano depois de fechar seu clube de compras para os clientes, o Sam’s Club está se preparando para reabrir as instalações da avenida Tobias Boland, em Worcester, Massachusetts, como um centro de distribuição de pedidos online.

O centro vai operar com cerca de 40 trabalhadores e, em última instância, empregará até 120 funcionários em tempo integral, disse Bob King, gerente geral do local. Com uma localização no centro da Nova Inglaterra e perto das principais rodovias, a unidade atenderá e enviará pedidos para clientes do Maine à Nova York.

“Você tem uma rede rodoviária realmente boa que pode levá-lo às principais áreas de clientes em questão de poucas horas”, disse King.

A conversão irá dar nova vida a edifício de 139.000 pés quadrados que foi fechado em janeiro de 2018, quando a Sam’s, uma divisão do Walmart Inc., fechou 63 clubes de compras e demitiu milhares de trabalhadores. Em Worcester, o Sam’s Club demitiu 167 funcionários, de acordo com documentos arquivados junto às autoridades estaduais da época.

Desde então, o Walmart começou a converter um pequeno número de lojas do Sam’s Club em centros de distribuição – armazéns onde os funcionários coletam e enviam mercadorias aos clientes que fazem pedidos online. O primeiro centro de distribuição do Sam’s Club abriu em Memphis em 2018 e outros seguiram em Matteson, Illinois, e Fort Worth, Texas.

O Walmart está atualmente trabalhando em mais três conversões, incluindo o endereço de Worcester. A empresa continua a operar quase 600 clubes de compras.

A receita online, ou no e-commerce, ainda é uma pequena fatia das vendas do Sam’s Club. Durante o ano fiscal de 2019, encerrado em 31 de janeiro, a marca registrou quase US$ 58 bilhões em vendas líquidas totais, com cerca de US$ 2,7 bilhões provenientes do comércio eletrônico.

Mas o segmento está crescendo. O Walmart enfrenta forte concorrência da Amazon, disse Ani Collum, diretora da Trade Collective.

“O Amazon Prime tem remessa de dois dias. Há muito envio de um dia. Isso é uma grande concorrência”, disse Collum. “Se o Walmart pode ter mais centros de distribuição para os seus Sam’s Clubs, pode competir melhor em termos de velocidade.”

Os centros de distribuição do Sam’s Club geralmente armazenam de 1.500 a 2.000 itens diferentes, que são normalmente pedidos pelos clientes, incluindo café, cereais e produtos domésticos.

Os clientes variam de famílias a pequenas empresas a instituições. O Sam’s Club usa os serviços de transporte terrestre da FedEx Corp. e da UPS para entregar pedidos, e a maioria chega aos clientes em dois dias.

Para converter a loja de Worcester, os trabalhadores removeram áreas refrigeradas de armazenamento e cozinha onde os trabalhadores preparavam biscoitos e frangos assados.

“Tudo isso foi completamente removido até o chão”, disse King. “Todo o encanamento foi tampado e cortado ou removido. … Tivemos muitos equipamentos elétricos que precisaram ser removidos, isso não é mais necessário. E então tivemos novas instalações elétricas que precisávamos instalar para acomodar a operação de um centro de distribuição.”

King disse que o centro de Worcester provavelmente receberá de cinco a oito caminhões de mercadorias por dia de um centro de distribuição em Scranton, na Pensilvânia. Outros cinco a oito caminhões de pedidos cheios provavelmente sairão do centro diariamente.

O centro não será a única operação de armazenagem e distribuição em seu bairro. Recentemente, a GFI Partners de Boston transformou uma propriedade na Blackstone River Road, uma vez uma fábrica dos EUA em um moderno armazém de 635.000 pés quadrados e encheu-a de empresas que distribuem vinho e outros produtos.

“Estamos encorajados por esta notícia do Sam’s Club, pois ela reativará uma instalação agora vazia, além de trazer mais de cem empregos para a cidade”, disse o diretor da cidade, Edward M. Augustus Jr., em um comunicado. “Com uma localização central na Nova Inglaterra, Worcester é um local ideal para este tipo de centro regional de atendimento”.

* Imagem reprodução

Sair da versão mobile