O setor de varejo no Brasil nos seus diferentes canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócio tem apresentado resultados que ora surpreendem positivamente, ora mostram estagnação ou mesmo queda, o que tem criado dificuldade por contrarirar as expectativas que foram geradas.
O conturbado período eleitoral, conjugado com os problemas gerados pelas Americanas e outras redes, mais o período turbulento de transição, dificuldades de articulação e falta de um projeto consistente, além dos percalços nas negociações com o Congresso e coordenação da própria equipe, têm criado um clima menos positivo para o consumo e o varejo.
Tudo isso foi potencializado pelas elevadas taxas de juros – sem entrar no mérito da discussão de sua necessidade –, alta inadimplência dos consumidores, nível de desemprego acima do desejável e pela inflação em queda, porém ainda elevada. Esses fatores geram forte impacto na intenção e na decisão de consumo.
Para completar o complexo cenário, temos um quadro estrutural de baixa recuperação da massa salarial, resultado da combinação de pequeno crescimento da renda real e do desemprego que se mantém elevado,agravado pelos auxílios que estão criando um desestímulo ao emprego formal.
A combinação de tudo isso afeta a confiança dos consumidores, que é elemento fundamental do interesse pelo consumo.
Tudo indica que esse quadro, nos planos macro e micro, deve permanecer assim nos próximos meses e gera cautela, contenção de investimentos e volatilidade no comportamento da economia pela ótica do consumo.
Os números, pelas mais diversas fontes, estão aí para mostrar esse nível de volatilidade.
O que foi divulgado pelo IBGE, dado oficial do comportamento do setor para o todo do varejo, relativs a março, mostra variação real positiva no ano de 2,4% e de 1,2% nos últimos 12 meses. Destaca-se o setor de super e hipermercados, com variação real positiva 3,2% no ano e a variação real negativa de 3,3% no setor de material de construção.
Outros setores afetados são o de tecidos, vestuário e calçados, com -4,7% no ano, e de -6,2% no setor de móveis e de -0,5% em artigos farmacêuticos e perfumaria.
Pelos números compilados pela Abras, com base na amostra de seus associados, o resultado é inferior aos dados oficiais do IBGE, com destaque para as variações negativas de fevereiro e março de 0,39 e 0,62, respectivamente, sobre os meses anteriores.
No formato de atacarejo, as vendas mesmas lojas têm frustrado expectativas pela ampliação do número de operações, mas no todo têm aumentado a participação dessa modalidade pelo apelo gerado pelos formatos orientados para valor considerando o cenário de incertezas.
Quando se considera o setor de foodservice, os números apurados pelo IFB (Instituto Foodservice Brasil) são mais cautelosos por conta da forte base de comparação que marcou o início do ano passado.
Os números atuais também são mais afetados pela inflação da alimentação preparada fora do lar, que, nos primeiros quatro meses, variou entre 7,82 e 8,04%, depois de ter permanecido a maior parte do ano passado bem abaixo da alimentação no lar, que variou ao longo do período de fevereiro a dezembro de 2022 de 10,14 a 17,5%.
Os dados apurados pela Cielo para o setor de foodservice, comparados com o mesmo mês do ano anterior, mostram para o período, no total, variação positiva de 16,4% em janeiro, 7,0% em fevereiro, 5,4% em março e 0,2% em abril, lembrando que são números impactados pela base de comparação no início do ano passado.
Enquanto o País discute como vai tratar as questões tributárias, o saneamento, as concessões, a suspensão de contratos e a politização de questões jurídicas, o consumo e o varejo, os maiores gerados de emprego do setor privado nacional, têm comportamento volátil, com tendência de piora, inibindo investimentos e postergando decisões estruturais pelo quadro de incertezas que se tornou o ambiente natural do momento.
É inegável que o período tem sido marcado por inegáveis dificuldades inerentes em parte pela pequena diferença na definição das eleições presidenciais, mas principalmente pela dificuldade de articulação, organização e a integração dos diversos setores e segmentos do País, que parece até mais dividido e atônito do que esteve no período eleitoral.
E os caminhos para uma retomada são razoavelmente básicos. Basta perguntar ao ChatGPT como viabilizar um maior crescimento do varejo e do consumo no Brasil neste momento e ele indicará cinco medidas para tal.
- Estímulo à geração de emprego e à renda da população;
- Redução da carga tributária para empresas e consumidores;
- Investimentos em infraestrutura e logística para melhorar a distribuição de produtos;
- Incentivo ao comércio eletrônico e a novas tecnologias de pagamentos;
- Promoção de políticas de crédito acessível e de longo prazo para pequenos e médios empresários
Nada menciona sobre aumentar o tamanho do Estado ou considerar que é preciso desestimular a concessão ou privatização de negócios em que o setor público já se mostrou incompetente para administrar bem como concentrar tempo e atenção em revolver os problemas do passado sem pensar nas soluções para o futuro.
A volatilidade no comportamento no varejo, em seus diversos segmentos, setores, canais e negócios, além do próprio consumo, é apenas o reflexo indesejável dessa situação que só será equacionada quando for priorizada a pacificação e integração da nação para a construção de uma outra realidade.
Vale refletir.
Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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