Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Mercado Livre avançou três colocações, assumindo o quarto lugar, aponta Merco

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

A Natura lidera o ranking das empresas mais responsáveis em ESG no Brasil, segundo a 11ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2024, elaborado pela consultoria Merco. Na sequência estão o Grupo Boticário (2º lugar) e a Ambev (3º).

Além do ranking geral, o levantamento também apresenta três rankings específicos para cada dimensão do ESG — E (Meio Ambiente), S (Âmbito Interno, Social, Clientes e Sociedade) e G (Ética e Governança Corporativa) — todos liderados pela Natura.

A liderança da Natura não é novidade: a marca ocupa o primeiro lugar pelo 11º ano consecutivo. O Grupo Boticário também mantém a segunda posição, enquanto a Ambev subiu seis posições e agora figura em terceiro lugar. O Mercado Livre avançou três colocações, assumindo o quarto lugar, e a Nestlé subiu da 6ª para a 5ª posição em 2024.

“Hoje, as questões relacionadas ao ESG não são apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica. As empresas precisam alinhar suas operações aos princípios de sustentabilidade, ética e impacto social, pois isso reflete diretamente na confiança dos consumidores, colaboradores e investidores”, destaca Lylian Brandão, CEO da Merco no Brasil.

Fechando o Top 10 estão: Magazine Luiza (6º), Toyota (7º), Unilever (8º) — todos de volta ao Top 10 este ano —, Google (9º) e Johnson & Johnson (10º), também retornando à lista.

A metodologia do ranking considera 25 diferentes fontes de informação, com base em 15.346 entrevistas. O processo tem início com a avaliação de 565 membros da alta direção de empresas com faturamento superior a R$ 200 milhões por ano no Brasil, que indicam as cinco empresas mais responsáveis em cada dimensão do ESG.

“Notamos uma grande diversidade setorial no Top 10, com presença de empresas de bebidas, comércio eletrônico, indústria digital, indústria automotiva, alimentos, varejo e bens de consumo. Contudo, entre os setores mais bem representados, continua em destaque Cosméticos e Perfumaria, com o líder e vice-líder do ranking”, avalia Lylian.

A partir dessa primeira fase, a pesquisa é ampliada com entrevistas de diversos públicos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas generalistas e econômicos, representantes do governo e gestores de mídias sociais.

Imagem: Freepik

Sair da versão mobile