Responsável por colaborar com o processo de incorporação da Tumelero ao grupo francês Saint-Gobain, Jorge Gonçalves Filho, diretor de Expansão e Novos Negócios da Telhanorte Tumelero participou nesta manhã de webinar promovido pela Mercado&Consumo. Presente em quatro estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul), a maior varejista do setor em número de pontos de venda formada pelas duas bandeiras soma atualmente 72 lojas, sete Centros de Distribuição e cerca de 4 mil colaboradores. Vale destacar que o Grupo Saint-Gobain está entre as 100 empresas mais inovadoras do mundo.
Em sua participação, o executivo contou um pouco sobre a compra da Tumelero em 2017, na época rede líder no setor no Rio Grande do Sul e a primeira a implantar o conceito e formato de home-center. Ele disse que a aquisição estava em linha com a estratégia do grupo em continuar investindo no mercado brasileiro, como já vinha sendo feito nos últimos anos. “Todo processo foi altamente positivo e aproveitamos os nossos colaboradores, pois entendemos que todos são bons e todos devem ficar na empresa”, contou.
Aproveitando o gancho sobre pessoas, Jorge contou que durante a pandemia a empresa criou diversas ações de apoio ao colaborador, como o atendimento psicológico e médico e fornecimento de cestas básicas complementares, por exemplo. “decidimos não demitir e não reduzir os salários de ninguém, pois entendemos que a crise era algo que toda empresa deveria passar junta”, revelou.
O setor de materiais de construção foi beneficiado desde o inicio da pandemia por estar enquadrado como essencial. Jorge Gonçalves explicou que “essa essencialidade que foi classificada para o nosso setor ajudou muita gente”. A Telhanorte Tumelero, assim como diversas empresas, precisou evoluir no e-commerce, canal tradicionalmente desacreditado por muitos para este setor, em específico, mas, segundo o executivo, alcançou crescimento significativo no período, pois muitas pessoas aproveitaram para reformarem suas casas.
Nesta onda de facilidades para o consumidor, no ano passado foram inauguradas quatro lojas da bandeira TelhanorteJá!, novo conceito de homecenter de bairro criado pela rede, com o objetivo de estar onde o cliente está e oferecer soluções inteligentes para quem precisa de agilidade para manter os espaços em ordem. Já neste ano, durante a pandemia, uma medida criada foi o “Telharnorte na sua porta”, uma operação itinerante para condomínios de forma gratuita, com todas as medidas de higiene, que leva diversos produtos da companhia.
O executivo revelou ainda que serão abertas mais quatro unidades do TelhanorteJá! no segundo semestre e que o atacarejo de materiais de construção será um novo formato que a Telhanorte Tumelero deve entrar em breve.
No início de abril, Juliano Ohta, diretor-geral do Grupo Saint-Gobain, responsável pelas marcas Telhanorte e Tumelero, esteve presente em uma das lives promovidas pela Mercado&Consumo, e afirmou que o consumo está relacionado diretamente com a forma como as pessoas priorizam as decisões. E, ainda segundo ele, no setor de construção, estamos sentindo um forte impacto nesse aspecto.
* Imagem reprodução