O consumo fora de casa (OOH, Out of Home ou Fora do Lar, na tradução em português) apresentou um aumento de 38% no faturamento deste ano. A Kantar aponta no relatório Números do Brand Footprint 2024 que, em termos de comparação, dentro de casa o crescimento em valor foi de apenas 18%.
A pesquisa analisou 430 mil lares e mostra que quase 20% dos brasileiros compram produtos para consumir na casa de terceiros, como de familiares ou amigos, o que representa um incremento de quase 4 milhões de pessoas em 2024. Esse comportamento gera um aumento de 15% no tíquete ao se alimentar no local e 16% quando o pedido é realizado via delivery.
Cinco tipos de canais de compra compõem mais da metade do mercado fora do lar. São eles:
- ambulantes (14%),
- hiper e supermercados (13%),
- bares (11%),
- padarias (9%),
- mercadinhos e mercearias (8%).
“Mesmo com aumento de preços, o OOH é um mercado que está se desenvolvendo a partir de novos canais, novos comportamentos e novas estratégias de marcas. Sendo assim, a execução fora do tradicional se torna estratégia para explorar o desenvolvimento do consumo fora do lar”, afirma Hudson Romano, head de Consumo Fora do Lar da Kantar.
Marcas mais consumidas fora de casa
Em média, o brasileiro compra 10 marcas por ano, sendo que 43% das marcas apresentam crescimento em Consumer Reach Points (CRP – Pontos de Alcance do Consumidor, em português), métrica original da Kantar que mensura quantos lares estão comprando produtos. As cinco principais marcas neste mercado são:
- Coca-Cola (256,15 de CRP),
- Fanta (48,99 de CRP),
- Crystal (39,22 de CRP),
- Bauducco (34,85 de CRP),
- Lacta (33,65 de CRP).
No entanto, a movimentação fora de casa se dá não apenas pelas grandes marcas, mas também por menores que estão entrando no mercado. Sendo que sete entre dez das marcas presentes no consumo fora do lar têm até 10% de penetração, atingindo menos de 5 milhões de consumidores.
Com informações de Mercado&Food.
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