Dengo, O Boticário e Eudora se destacam em ESG, nova categoria do Ranking Ibevar-FIA

O indicador avaliou 120 varejistas brasileiras e também divulgou as mais admiradas em suas respectivas categorias

Com apelo social e produto "premium", Dengo quer chegar a todas as capitais

As marcas Dengo, O Boticário e Eudora se destacaram em ESG no Ranking Ibevar-FIA Business School 2024. É a primeira vez que a categoria é inserida na classificação e foram divulgadas apenas as três empresas mais bem posicionadas. A inserção reflete, de acordo com o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) as novas tendências do varejo ao reconhecer as boas práticas de sustentabilidade, governança e crescimento de reputação.

Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, o ranking é construído considerando diversas perspectivas: tamanho e crescimento de acordo com o faturamento, produtividade conjunta de lojas e funcionários, imagem das varejistas projetadas no mercado e imagem junto aos colaboradores das empresas. “Porém, além dessas dimensões, como ocorre todos os anos, o Ranking Ibevar-FIA sempre inova. Na edição de 2024 apontamos as empresas com maior crescimento da reputação e as com políticas associadas ao conceito ESG”, explica.

Mais admiradas

O Ranking Ibevar-FIA analisou 120 varejistas brasileiras e destacou as empresas mais admiradas nos seus respectivos segmentos.

“O consumo responde por mais de 60% do PIB e, portanto, as empresas de varejo são essenciais para que se alcance no País níveis mais elevados nas relações do mercado com o ambiente, a sustentabilidade e a transparência na gestão das organizações. A imagem em um mundo crescentemente competitivo constitui-se em um elemento de proteção da rentabilidade”, destaca o presidente da entidade.

Além do ESG, “O futuro do varejo” foi outra nova categoria inserida no ranking, na qual se destacaram as empresas Isabela Akkari (cafés, docerias e sorveterias), Grupo Natalia Beauty (cosméticos e perfumes) e Farmácia Indiana (drogarias).

A lista de segmentos também foi ampliada, passando a considerar setores como bancos, cafés, restaurantes e luxo, totalizando 38 setores analisados. As metodologias aplicadas incluem algoritmos de Inteligência Artificial (IA) e Natural Language Processing (NLP), que permitem capturar e processar as opiniões espontâneas dos consumidores.

Imagem: Divulgação

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