Pode parecer clichê falar o quanto o mercado de e-commerce no Brasil está crescendo e como já passou de uma aposta e se tornou uma realidade. Ao pesquisar a palavra “e-commerce” nas barras de pesquisas, somos bombardeados por notícias, artigos e relatórios que demonstram, por meio de números, a potência desse mercado atualmente.
“E-commerce brasileiro cresce 73,88% em 2020”; “Primeiro trimestre de 2021: vendas no e-commerce têm alta de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020”; “Brasil está na lista dos 10 países com maior crescimento de e-commerce”. Esses são só alguns dos inúmeros exemplos de notícias que circulam diariamente sobre esse crescimento exponencial da área.
Mas não para por aí, as novas ferramentas e serviços possibilitados pelas vendas online nos trazem um panorama de como pode expandir ainda mais no futuro. Cada vez mais empreendedores, lojas e comerciantes estão optando por transformar seus negócios. Além disso, as empresas nascidas totalmente no digital, com início nas redes sociais, têm seguido rapidamente nesse caminho.
E sabe o que é o mais importante de tudo isso? Tem dado certo. Não é só o empreendedor que está optando pelo digital, mas cada vez mais os consumidores utilizam de plataformas digitais para comprar produtos e serviços. Mais um dado interessante para traduzir o que estamos falando: 86% dos brasileiros com internet compraram online durante a pandemia.
Diante de tudo isso, é preciso destacar uma frase que sempre volta à cabeça: o e-commerce não é o futuro, é o presente! Ele tá aí, na nossa frente, em diferentes domínios e plataformas. Mas, convenhamos, é quase impossível não notar esse crescimento bem diante dos nossos olhos.
Então, se puder deixar uma dica para hoje seria: aproveite as potencialidades do e-commerce agora. Não perca tempo pensando no futuro do digital enquanto o presente bate à sua porta.
E por último: faça suas próprias oportunidades! Dentre as inúmeras formas de empreender digitalmente, criar nossas próprias oportunidades é a maior delas.
Erick Custódio é CEO e fundador da Agência Somma
Imagem: Envato