Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Meios de pagamento

Nove em cada dez brasileiros fazem compras ou pagamentos online

Pesquisa aponta crescimento da popularidade do Pix; cartão, porém, ainda é meio mais usado

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Nove em cada dez brasileiros fazem compras ou pagamentos online

Nove em cada dez brasileiros já têm o hábito de fazer compras ou pagamentos online, mostra pesquisa feita pela StartSe em parceria com o instituto Pesquisa na Hora. O estudo reúne tendências de pagamento do consumidor nos últimos seis meses.

Os dados mostram que cerca de 57% dos consumidores têm o hábito de fazer compras ou pagamentos online com frequência. O número cresce para 86,3% quando se soma aqueles que usam meios digitais “às vezes”.

O objetivo foi entender a frequência, confiança e interesse no uso de transações digitais. Uma das tendências constatadas é a de que homens utilizam meios digitais (89,6%) mais do que as mulheres (82%). Além disso, lideram as compras online pessoas na faixa de 25 a 34 anos (90,9%). Entre as regiões do País, há mais respondentes comprando online na região Norte (94,1%).

“Sem dúvida esses números mostram a adesão dos brasileiros e uma clara tendência de massificação”, diz Erich Rodrigues, sócio-fundador do instituto Pesquisa na Hora. “Pensando nos números de conectividade no Brasil, podemos supor que quem não faz pagamentos ou compras online é por ausência de conectividade.”

O CMO da Startse, Piero Franceschi, destaca que antecipar os hábitos de compra do brasileiro é importante especialmente para o governo poder legislar e desenvolver infraestrutura para que a tecnologias floresçam. “A próxima revolução de pagamento já está acontecendo e, logo mais, não saber operar nesse ecossistema pode significar a extinção de um negócio.”

Pix versus cartão

A pesquisa sobre hábitos online mostra também que o Pix, lançado há pouco menos de dois anos pelo Banco Central, já é o segundo meio mais utilizado em compras ou pagamentos online (28,9% de quem faz transações “sempre”). O formato é mais popular nas regiões Norte (32,4%) e Nordeste (31,6%).

Ainda assim, o cartão lidera as operações digitais no País (62,1% de quem faz transações “sempre”). É o meio utilizado por mais da metade das pessoas em todas as regiões, com exceção do Nordeste (48,2%), e daqueles com renda a partir de três salários mínimos. Os destaques ficam para os consumidores do Centro-Oeste (64,7%) e com mais de cinco salários mínimos (63,6%).

O ambiente online é considerado seguro por 76,7% dos entrevistados. Apesar disso, a frequência de compra não tem influência sobre a sensação de segurança. Entre os que fazem transações “sempre”, 80,1% julgam o meio seguro, e 10% inseguro.

Entre os ambientes considerados mais seguros para transações, os aplicativos de celular lideram (75,3%). Em um recorte daqueles que julgam o meio digital inseguro, a preferência é por fazer transações via computador.

Operações fáceis

A maior parte das pessoas também considera operações digitais fáceis (90,5%). O grupo que tem mais dificuldade para operar nesse ecossistema são as pessoas entre 45 e 59 anos (9,3%). Quase a maioria aponta a facilidade como principal motivo para aderirem às compras online (44,2%). O segundo maior atrativo são os descontos (24,2%).

Carteiras digitais e pagamento por aproximação têm adeptos, mas ainda não são populares para a maioria da população. A carteira digital é uma realidade para 47,6% dos brasileiros e 40% já fizeram um pagamento via aproximação. Ambas as modalidades têm maior aderência entre as camadas com maior renda.

A pesquisa sobre hábitos online mostra também que as criptomoedas não são populares ainda no País. Oito em cada dez (83,8%) nunca usaram a tecnologia. A maioria dos usuários hoje é de homens (13,3%) e da região Sul (19%).

A pesquisa foi feita com 408 pessoas de todo o País, por telefone, entre 14 e 16 de setembro. Foram entrevistadas pessoas maiores de 16 anos que realizaram pelo menos uma compra ou pagamento nos últimos seis meses. Além disso, a maior parte foi de homens (54,4%), de 25 a 34 anos (32,4%), da região Sudeste (39%), que recebem de um a três salários mínimos (30,1%). A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95,5%.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: BrasilCartão de Créditocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceempresasexperiênciainovaçãomeios de pagamentomercadomercado&consumonegóciospagamento onlinePIXserviçosStartsetecnolgiatecnologiavarejistaVarejistas

Conteúdo Relacionado

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

de Redação 20 de maio de 2025

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

de Redação 20 de maio de 2025

Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

de Redação 20 de maio de 2025

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

de Redação 20 de maio de 2025

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

de Redação 20 de maio de 2025

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

de Redação 20 de maio de 2025

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

de Redação 20 de maio de 2025

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

de Redação 20 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile