Temos acompanhado uma rápida e contínua transformação no comportamento do consumidor em âmbito global. Essas mudanças foram amplamente discutidas e analisadas no Latam Retail Show 2023, o maior evento de consumo e varejo da América Latina, que aconteceu nos dias 19 a 21 de setembro, em São Paulo.
O fim da era da abundância
A palestra da GDR no evento destacou a chegada do fim da era da abundância, que foi fundamentada pelos desafios dos 3Cs: covid-19, clima (mudanças climáticas) e conflito (conflitos geopolíticos e sociais), fatores que impuseram uma mudança global do comportamento dos consumidores, transformado suas as escolhas e preferências.
Tal conjuntura fez emergir 3 novos comportamentos:
1) Consumidor frugal: é consciente, minimalista e analisa o impacto das suas escolhas na compra;
2) Consumidor regenerativo: busca por iniciativas que reduzem ou previnem o dano ao meio ambiente e a sociedade;
3) Consumidor tecnológico: aberto por soluções que utilizam as novas tecnologias para economizar tempo, reduzir custo e ser mais produtivo.
Digitalização contínua
Outro ponto importante discutido no evento é a contínua digitalização do consumidor latino-americano. A palestra de Neil Patel, um dos gurus do marketing digital, destacou que 84% dos consumidores brasileiros desejam ter uma experiência de compra totalmente integrada entre o mundo físico e digital.
Essa crescente digitalização impulsiona as empresas a investirem em estratégias de varejo digital, marketing digital e integração de canais para atender às expectativas dos consumidores.
Emerge o smart consumer
Na pesquisa inédita “Consumidor do Amanhã”, da Mosaiclab, foi revelada uma forte pressão econômica sobre os consumidores em toda a América Latina. Os custos de moradia, transporte e, especialmente, alimentação dentro de casa, aumentou 44% no Brasil entre jan de 2020 e junho de 2023, enquanto que a renda familiar dos brasileiros cresceu apenas 24,7% no mesmo período.
Esses fatores resultaram no desenvolvimento de um novo comportamento de consumidor, denominado de smart consumer, que tem como característica:
– Pesquisar mais antes de comprar;
– Buscar facilidades na compra, como agilidade e menos fricção;
– Procurar o melhor custo-benefício;
– Usar o celular como fonte de referência e informação;
– Ser cético em relação ao que as marcas comunicam;
– Sentir insegurança quanto ao uso de seus dados, especialmente online;
– Ser crítico em relação às tecnologias e seu papel no processo de compra;
– Ser emocionalmente mais sensibilizado, intenso e questionador.
Adaptação constante das empresas é mandatória
Diante desse cenário desafiador, as empresas de consumo e varejo precisam estar preparadas para se adaptar constantemente. A chave para o sucesso é entender as necessidades e desejos do smart consumer e ajustar estratégias, modelos de negócios e propostas de valor de acordo.
Isso inclui investir em sustentabilidade, oferecer experiências de compra eficientes e integradas, adotar tecnologias inovadoras e ser transparente em relação aos dados do consumidor, as empresas devem ser ágeis em responder às mudanças no mercado e nas preferências dos consumidores.
Em resumo, o comportamento do consumidor está passando por uma transformação profunda. As empresas que conseguirem entender e se adaptar a essas mudanças terão uma vantagem competitiva significativa no mercado em constante evolução.
Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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