A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo varejo, e tanto consumidores quanto marcas já estão se mobilizando para a ocasião. Cerca de quatro em cada dez consumidores planejam aproveitar as ofertas deste ano, de acordo com a pesquisa “Panorama do Consumo Black Friday 2024”, realizada pela Globo.
Com isso, empresas como General Motors, Midea Carrier e Mercado Livre estão desenhando estratégias específicas para captar essa demanda crescente. Os representantes dessas marcas participaram do painel “Black Friday: O que o consumidor espera e como as marcas podem aproveitar a data para obter melhores resultados de vendas em 2024”, realizado na 9ª edição do Latam Retail Show.
Estavam presentes no painel estavam Renan Blanco, produtor de Tecnologia da Globo; Leandro Otsuka, media manager do Mercado Livre no Brasil; Rodrigo Perencin, gerente de Marketing de Varejo da General Motors; e Luiz Almeida, diretor de D2C, Marketing Digital e Transformação Digital da Midea Carrier.
A pesquisa da Globo também aponta que muitos consumidores podem realizar compras não planejadas, motivados por descontos acima de 50% (49%), frete grátis (38%), entrega rápida (21%) e pagamento facilitado (19%). Pensando nisso, o Mercado Livre está apostando em ampliar seu sortimento e oferecer melhores ofertas para os clientes. A empresa tem como objetivo fazer a maior Black Friday de sua história neste ano.
Além disso, a plataforma de comércio eletrônico investe na campanha “Tá na Mão”, que busca converter a demanda reprimida, ou seja, produtos que os consumidores deixaram nos carrinhos de compra. A empresa vê a Black Friday como uma oportunidade ideal para oferecer descontos e cupons que incentivem a finalização dessas compras.
“Aproveitar o contexto do mercado e fazer o Mercado Livre ser o vencedor da Black Friday de 2023”, afirma Otsuka.
Já a General Motors aposta em transformar a jornada de compra, tornando-a mais emocional ao oferecer vantagens em um curto período. Essa estratégia se alinha ao comportamento dos consumidores que, mesmo sem planejamento prévio, acabam fazendo compras atraídos por boas ofertas e condições vantajosas. Segundo a pesquisa da Globo, 81% dos consumidores fazem pesquisas antes de comprar, e muitos começam a comparar preços com antecedência.
“Estabelecer essa confiança não acontece em uma ação isolada; ela se constrói à medida que você consegue manter a consistência”, conta Perecin, que ressalta que observar o contexto mercadológico, as taxas de juros e a confiança do consumidor são algumas das fórmulas para um bom desempenho na data.
A Midea Carrier, joint venture responsável por marcas como Carrier, Midea, Springer e Toshiba no segmento de climatização no Brasil, também está preparada para a Black Friday. Com 10 fábricas no país e mais de 20 categorias de produtos, como ar-condicionado e lava e seca, a principal estratégia da companhia para a data envolve um planejamento cuidadoso aliado a preços competitivos. “Quando você faz uma promoção em preço, ela é muito mais efetiva do que em cupom”, destaca Almeida.
Latam Retail Show 2024
O Latam Retail Show é o principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina, realizado pela Gouvêa Experience, entre os dias 17, 18 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo fez a cobertura completa com entrevistas, palestras e gravações de webcasts dentro de um estúdio montado na área expositiva.
Imagens: Shutterstock e Mercado&Consumo