Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Inteligência artificial ajuda a evitar desperdício de produtos frescos

  • de Redação
  • 6 anos atrás

O setor varejista brasileiro já pode recorrer a soluções em inteligência artificial e machine learning para melhorar suas estratégias de previsão de demanda e reabastecimento, especialmente no caso de produtos frescos e ultrafrescos. Os supermercados brasileiros desperdiçaram mais de R$ 3.9 bilhões em frutas, legumes, verduras, pães, peixes e carnes no ano passado. A fim de contornar este problema, foram criadas novas ferramentas, que identificam padrões de venda a partir dos dados dos consumidores e eventuais intercorrências decorrentes de impactos externos, tornando mais precisas as operações no dia-a-dia do varejo.

Com isso, torna-se possível corrigir compras de estoque inconsistentes, estratégias de preço e otimização de resíduos. E ainda, reduzir a necessidade de intervenção manual, devido à limpeza contínua de dados e machine learning. Resultados iniciais em âmbito global indicam que, em média, o uso da inteligência artificial tem reduzido as previsões de demanda de 20% para 5%, o que é extremamente benéfico para os resultados finais do setor.

Ao otimizar o abastecimento e a conservação de itens frescos, os varejistas automaticamente aprimorar o nível de serviço e reforçam sua relação de fidelidade com o cliente, que passa a ser atraído por sortimentos mais relevantes, bem localizados e em maior disponibilidade nas lojas.

Mercado em transformação

Há três anos no Brasil, a Symphony RetailAI, empresa de plataformas de decisão habilitadas por inteligência artificial, soluções e insights centrados no cliente, está lançando no mercado nacional o SR Demand ForecastingAI, destinado a este fim.

Em pesquisa recente realizada pela multinacional junto aos líderes da cadeia de fornecimento de varejo em âmbito global, 34% consideram os dados gerados pela ferramenta fundamentais para as vendas, a lucratividade e a experiência de compra do cliente. Isto porque o setor vive um momento de mudanças rápidas, caracterizadas pela convergência da indústria e novos caminhos para o consumidor.

A ferramenta permite que os varejistas melhorem drasticamente seus resultados, uma vez que muitos dos sistemas atuais não possuem a lógica específica para analisar tais informações.

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: abastecimentoalimentosdesperdícioEstoqueInteligência Artificialsupermercados

Conteúdo Relacionado

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

de Redação 20 de maio de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

de Redação 20 de maio de 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

de Redação 20 de maio de 2025

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

de Redação 20 de maio de 2025

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile