OpenAI restitui Sam Altman ao cargo de CEO e reformula conselho após controversa demissão

O anúncio encerra alguns dos dias mais turbulentos da história da empresa

OpenAI

A OpenAI anunciou, na madrugada desta quarta-feira, 22, a volta de Sam Altman ao cargo de CEO da empresa responsável pelo ChatGPT, poucos dias após a controversa decisão do Conselho de demiti-lo na última sexta-feira.

A startup disse que seu conselho concluiu, após uma revisão, que as ações de Altman não especificadas estavam “prejudicando sua capacidade de exercer suas responsabilidades”. A declaração da empresa, excepcionalmente franca para tal situação, dizia que “o conselho não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”.

O anúncio surpreendeu até pessoas próximas à OpenAI e ocorreu após uma semana em que Altman apareceu diversas vezes em público para falar sobre a empresa. Foi uma reviravolta impressionante para um homem que se tornou o rosto do boom da IA generativa e que conquistou executivos de tecnologia e pessoas comuns desde que a OpenAI tornou público seu serviço ChatGPT há quase exatamente um ano.

Em publicação nas redes sociais, a companhia revelou ainda que fará uma reformulação do Conselho, que será presidido pelo ex-CEO da Salesforce Bret Taylor e incluirá ainda o ex-secretário do Tesouro dos EUA Larry Summers e o executivo do Vale do Silício Adam D’angelo.

O anúncio encerra alguns dos dias mais turbulentos da história da OpenAI. Após o anúncio da saída de Altman, centenas de funcionários ameaçaram deixar a empresa se a expulsão dele não fosse revertida. No final de semana, a Microsoft – que investe na companhia – contratou o executivo.

“Eu adoro a OpenAI e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter esta equipe e sua missão unidas.”, escreveu Altman no X (antigo Twitter) hoje. “Com o novo Conselho e o apoio de Satya Nadella, CEO da Microsoft, estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft”, acrescentou.

Com informações de Estadão Conteúdo (André Marinho)
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile