Diretoria de Felicidade da Heineken traz resultados positivos após um ano de implantação

A cervejaria conta com 1.300 embaixadores da felicidade, que são colaboradores voluntários treinados para difundir as iniciativas

Após pouco mais de um ano da implementação da Diretoria de Felicidade, o Grupo Heineken compartilhou um balanço das iniciativas implementadas em 2023. Baseada na Ciência da Felicidade, a área busca promover saúde mental, física e social para os 14 mil colaboradores da companhia no Brasil, com o objetivo de incorporar a felicidade como um pilar cultural nos próximos cinco anos.

A diretoria estruturou ações voltadas à saúde integral, como os Laboratórios de Felicidade, que educam equipes sobre saúde mental, quebram estigmas e fortalecem o gerenciamento emocional. Entre os programas contínuos oferecidos pela empresa estão:

A companhia também mantém benefícios como licença PETernidade, retificação de nomes para pessoas trans, e o programa Nasce uma Estrela, que apoia famílias na chegada de novos membros.

“Essas ações mostram que a felicidade não é só uma meta corporativa, mas uma forma de humanizar as relações de trabalho. Criamos um ambiente onde as pessoas podem ser elas mesmas e explorar todo o seu potencial”, afirma Lívia Azevedo, diretora de Felicidade Corporativa da Heineken.

Para garantir que a cultura de felicidade alcance todos os níveis da companhia, a cervejaria conta com 1.300 embaixadores da felicidade, que são colaboradores voluntários treinados para difundir as iniciativas. Esses embaixadores desempenham um papel fundamental no engajamento de equipes e na organização de ações locais, como a Semana de Felicidade, com programações especiais voltadas ao bem-estar.

Liderança e mensuração de resultados

Um dos pilares do programa é o desenvolvimento de lideranças por meio do Be Leader, que capacita gestores em segurança psicológica e ciência da felicidade.

Uma Pesquisa da Felicidade mede, quinzenalmente, os níveis de satisfação dos colaboradores. Com um índice de 8,7 em uma escala de 0 a 10, e 82% de engajamento nas respostas, os dados guiam ações de melhoria e intervenções realizadas diretamente pela Diretoria quando necessário.

“Essa diretoria é um exemplo de que saúde integral é prioridade. Iniciamos uma jornada transformadora, que já mostra resultados genuínos, com líderes engajados e equipes mais conectadas”, afirma Maurício Giamellaro, CEO do Grupo Heineken.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile