Uma campanha de retail media resultou no aumento de 50% nas vendas de Oreo nas lojas físicas da rede varejista Americanas. A ação foi feita para divulgar o lançamento de Oreo Wandinha, com imagens e referências à série de TV de mesmo nome.
A Americanas e a Mondelez, detentora da marca Oreo, personalizaram pela primeira vez a fachada de uma loja de grande fluxo na zona do sul do Rio de Janeiro e fizeram ativações em mais de 630 lojas da Americanas pelo Brasil.
A campanha também foi realizada no ambiente digital. Nesse caso, o projeto contou com banners nas principais páginas do aplicativo e do site da Americanas, além de um hotsite exclusivo para Oreo e produtos patrocinados. A ação digital quase dobrou as vendas dos produtos da marca Oreo no site e no aplicativo da Americanas, entre os meses de maio e agosto desse ano, em comparação com as últimas 15 semanas que antecederam a campanha de lançamento.
“A Mondelez acredita na força e na relevância das nossas múltiplas ferramentas e escolheu a Americanas para impulsionar as vendas de um de seus principais lançamentos do ano. Com as ativações de retail media, intensificamos a divulgação dos produtos e fomentamos a lembrança de marca com essa collab que impactou milhões de pessoas nas lojas físicas, site e app. Essa iniciativa permitiu que a campanha ganhasse fôlego e que ficasse presente em toda a jornada de compra do consumidor”, diz Washington Theotonio, CMO da Americanas.
O projeto exigiu uma ampla sinergia entre os times comerciais da Mondelez e da Americanas e foi planejado para explorar o máximo potencial do retail media, engajando os consumidores no lançamento. “Trabalhamos lado a lado para construir uma estratégia integrada que refletisse a força de ambas as companhias e o potencial do varejo para envolver o consumidor. O resultado, com aumentos significativos de venda de Oreo, é fruto de um plano cuidadosamente arquitetado pelas duas equipes, que foi muito além das expectativas”, destaca João Mingoli, gerente de Marketing de Oreo.
Flávia Arruda, gerente de Marketing da marca Oreo, complementa. “Nosso objetivo é estar onde o nosso consumidor está. E em mundo cada vez mais omnichannel, é essencial investirmos em experiências que vão além da loja física. O aumento nas vendas de Oreo é resultado de uma estratégia que contempla diferentes pontos de contato com nossos consumidores.”
O retail media esteve presente nas principais estratégias de marketing digital da indústria e do varejo ao longo de 2024, desde a edição da NRF Retail’s Big Show deste ano, que destacou o assunto em janeiro, a dezenas de eventos posteriores dedicados ao setor, sem contar a criação de novos negócios.
Imagens: Divulgação