Em 2020, com o início da pandemia, a categoria de Esporte e Saúde teve um crescimento importante no setor, principalmente com as buscas por máscaras. Já ao longo de 2021, os artigos de proteção contra Covid-19 seguiram bem procurados, mas roupas para realização de atividades físicas ganharam espaço na preferência dos consumidores.
De acordo com um levantamento do Melhor Envio, plataforma de intermediação logística entre vendedores virtuais e transportadoras, em 2022, os envios da categoria Esporte e Saúde aumentaram 27%, em comparação a 2021. Como produtos, o segmento inclui desde roupas e utensílios para a prática de atividades físicas, como suplementos e máscaras de proteção. Com os fins das restrições de isolamento, a procura por máscaras caiu, mas o setor de esportes continuou em alta, os principais itens enviados foram: camiseta, shorts e suplementos.
Para Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio, a Copa do Mundo pode ter influenciado essa alta, mas, com o fim da pandemia, os brasileiros também estão procurando um estilo de vida mais saudável: “Com as restrições de isolamento, as pessoas não precisavam comprar roupas esportivas ou itens como bicicleta, lanternas e térmicas. Agora, que as atividades externas voltaram ao normal, a procura por esses produtos ganha destaque”.
O levantamento da plataforma também apontou que o Amapá foi o único estado brasileiro que a principal categoria enviada foi Esportes e Saúde.
“Sabemos que Moda é a principal categoria enviada no e-commerce, mas, olhando os dados do último ano, notamos que, no estado do Amapá, os produtos que mais geram encomendas pertencem ao segmento de Esportes e Saúde. Essa informação é valiosa para quem trabalha com o setor na região e pode ser uma oportunidade de crescimento para os empreendedores”, explica Medeiros.
Todos os dados utilizados para o relatório foram fornecidos pela própria base de clientes do Melhor Envio e em conformidade com os Termos de Uso da Plataforma e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Imagem: Shutterstock