Gripe aviária: Agricultura confirma mais dois casos em aves silvestres

No total, há 41 casos da doença em aves silvestres no País

Gripe aviária: Agricultura confirma mais dois casos em aves silvestres

O Ministério da Agricultura informou, em atualização na plataforma oficial às 19h desta quinta-feira, 22, que dois novos focos de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em aves silvestres foram detectados no Brasil.

No total, há 41 casos da doença em aves silvestres no País. De acordo com o ministério, há outras 11 investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo. As notificações em aves silvestres não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O primeiro caso de gripe aviária em ave silvestre no Brasil foi confirmado no dia 15 de maio. O ministério segue alertando a população para que não recolha aves doentes ou mortas e acione o serviço veterinário mais próximo.

“Não há mudanças no status brasileiro de livre da IAAP [influenza aviária de alta patogenicidade] perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro na produção comercial”, completou o governo federal.

No início de junho, o governo federal abriu crédito extraordinário de R$ 200 milhões em favor do Ministério da Agricultura e Pecuária para ações de enfrentamento à influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1).

Com informações de Estadão Conteúdo e Agência Brasil
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile