Coca-Cola, Colgate e Pepsi foram as marcas mais compradas na América Latina em 2023

Levantamento da Kantar também apontou que as famílias latino-americanas aumentaram os gastos a um ritmo mais rápido do que a média global

Coca-Cola, Colgate e Pepsi foram as marcas mais compradas pelas famílias latino-americanas em 2023

Assim como em 2022, Coca-Cola, Colgate, Pepsi, Bimbo e Grupo Lala (grupo de laticínios mexicano) foram as marcas mais compradas pelos latino-americanos em 2023, segundo o relatório Brand Footprint Latam 2024, da Kantar.

Para calcular o consumo, a Kantar utiliza o CRP (Consumer Reach Points), que mensura quantos lares estão comprando produtos de determinada companhia e com que frequência isso ocorre.

“Essas grandes marcas seguiram capturando compradores e aumentando e sua frequência de compra. Sabemos que é um mercado competitivo que menos marcas perdem, investir na marca é primordial”, comenta a especialista.

O levantamento apontou também que, em 2023, os consumidores da América Latina não apenas investiram mais em compras para o lar, como aumentaram os gastos a um ritmo mais rápido do que a média global e a inflação do mercado local. Segundo o relatório Brand Footprint Latam 2024, da Kantar, houve um aumento de 14,3% com bens massivos de consumo, contra 8% ao redor do mundo.

Cada família gastou, em média, US$ 928 no ano, um aumento de 12,8%. Isso sem contar que o desembolso por viagem de compra aumentou 12,4%, quase o dobro da taxa de crescimento global de 6,7%.

Em relação às marcas, os latino-americanos fizeram 53 bilhões de escolhas em 2023 – um adicional de 10,3 milhões ou uma alta 1,7% em comparação ao ano anterior. “Isso significa que os consumidores fizeram pelo menos uma escolha de marca todos os dias”, afirma Marcela Botana, Market Development Director Latam, da Kantar.

Empresas regionais

Ao analisar o desempenho por categoria, os alimentos representaram mais de um terço (35,7%) de todas as escolhas de marcas, seguidos por bebidas (22,1%) e cuidados domésticos (15%).

A pesquisa também aponta que empresas regionais e locais foram as preferidas nas compras, com 62% do mercado.

O Brand Footprint Latam 2024 abrange mais de 5,8 mil marcas locais e 42 mil globais e contempla 14 mercados, que retratam os hábitos de 90% da população regional. São eles: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

Imagem: Shutterstock

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