Após anunciar que o passaporte da vacinação contra a covid-19 seria obrigatório para entrar nos estabelecimentos da cidade, a prefeitura de São Paulo disse que a verificação não será obrigatória para bares. restaurantes e o comércio em geral. Porém, o passaporte da vacina será exigido na entrada de congressos, jogos de futebol e outros eventos.
A comprovação poderá ser feita por meio de aplicativo da prefeitura ou com o próprio cartão físico.
“A gente deve definir os protocolos para participação em eventos e um desses elementos importantes é a condição da pessoa estar vacinada, e isso precisa ser confirmado”, disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.
A plataforma e-saudeSP é uma criação da Secretaria Municipal de Saúde para facilitar o acesso e o registro das informações de saúde do cidadão paulistano.
Antes da prefeitura recuar, o anúncio da obrigatoriedade do comprovante de vacinação sofreu críticas de diversos setores, principalmente dos bares e restaurantes. Para a Abrasel (associação de bares e restaurantes),não há condições de operacionalizar a regra e deveria haver mais diálogo, preparação e avaliação da viabilidade.
Com informações de Agência Brasil e Folha
Imagem: BigStock