A rede de drogarias Promofarma levou para a sua operação o robô BD Rowa para fortalecer a estratégia de e-commerce, com mais agilidade no atendimento realizado pelos canais digitais. A unidade do bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo, foi a primeira a receber a tecnologia capaz de dispensar produtos em até 10 segundos e impactar positivamente outros resultados do negócio.
Fabricado e distribuído pela BD, uma das principais empresas de tecnologia médica no mundo, o robô diminui em 33% o tempo gasto na busca por um produto, garantindo exatidão sobre a acuracidade de estoque, com o controle de vencimentos e perdas, além do ganho de espaço físico. Segundo a Promofarma, a sua rede é quarta no Estado de São Paulo a adquirir a tecnologia.
“O mercado está cada vez mais profissional, além de inovador, e queremos fazer frente às grandes redes. Nosso grande objetivo é estar no ranking das dez principais redes de drogarias”, afirma Nanci Nakano Fabris, CEO da Promofarma. Segundo a executiva, o robô irá acelerar a experiência omnichannel e oferecer aos clientes melhor atendimento, mais agilidade, economia e foco no crescimento sustentável. “A inovação do robô é um marco dessa nossa fase além de simbólica por estar instalado em nosso bairro de origem”, complementa Nanci.
Impactos positivos no negócio
A loja de Santana, onde o robô foi instalado, centraliza o estoque de produtos vendidos no e-commerce ou pelo aplicativo da marca. A rapidez na seleção dos produtos e a assertividade para atender aos pedidos feitos no digital impactam positivamente no prazo de entrega e reduz erros.
A estimativa da CEO, Nanci Nakano, é reduzir o tempo de entregas por delivery de 120 minutos para 60 minutos. “E na nossa loja física, nossos colaboradores estarão mais focados no atendimento ao cliente. Nosso intuito é inovar sem perder o atendimento humanizado”, destaca.
Em relação ao negócio, a tecnologia de automatização de estoque pode aumentar as vendas das lojas em até 7,3%, gerar 6,9% mais receitas de vendas e aumentar em até 14% o espaço para a exposição de produtos. Isso porque o robô BD Rowa realiza tarefas manuais em menor tempo e com mais assertividade em comparação ao colaborador.
“A proposta da automação visa aprimorar a precisão e eliminar processos que, na operação manual, não trazem ganhos e, consequentemente, aumenta a eficiência operacional que refletirá em toda a cadeia. Ainda, vale ressaltar que o robô BD Rowa veio para atender a uma operação multicanal, com maior integração entre canais digitais e o atendimento em loja física”, explica Flávia Contin, gerente da unidade de negócios Medication Management Solutions (MMS) da BD.
Como o robô BD Rowa funciona
O robô otimiza as práticas diárias de recebimento, armazenamento e dispensação de medicamentos, garantindo controle da operação e a agilidade no atendimento ao cliente.
Com o recebimento da prescrição, o farmacêutico ou atendente insere os dados no sistema e, a partir deste primeiro passo, o robô opera em três fases: admissão, quando ele recebe, via sistema, todos os dados da prescrição; preparação, quando ele coleta na prateleira do próprio equipamento os medicamentos de acordo com a quantidade e dosagem; e dispensação, quando ele dispensa os medicamentos direto para o farmacêutico.
Presente no Brasil há 68 anos, a BD atua há cinco anos com automação no varejo farmacêutico. Atualmente, a companhia tem 15 robôs instalados em drogarias, centro de distribuição e farmácias de hospitais em seis estados brasileiros. Santa Catarina será o próximo a receber o equipamento. Até o final do ano, a companhia pretende ultrapassar a marca de 20 unidades do robô BD Rowa vendidos no País.
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