Mesmo apresentando leve queda, a inflação continua sendo a principal preocupação para 83% dos empresários do setor de foodservice. Para superar o quadro atual e atrair ou manter o consumidor, 57% dos restaurantes planejam lançar produtos com novos sabores e texturas.
Segundo dados compilados pela Geofusion, empresa de geomarketing, outros 52% planejam focar em promoções; 27% visam a apresentar produtos sazonais, frescos ou artesanais; e 26% apostam na oferta de alimentos que destacam o valor nutricional.
“O setor busca caminhos e oportunidades para superar um momento difícil. Enquanto as pessoas voltam a se alimentar com mais frequência fora de casa em regiões comerciais, a inflação e a comodidade de consumir por meio de plataformas digitais fazem com que as empresas revejam suas estratégias”, explica Valéria Duarte, diretora de Operações da Geofusion.
Recuperação do setor
Pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em conjunto com a consultoria Galunion e o Instituto de Foodservice Brasil (IFB), mostra que 40% das empresas apresentaram, desde o início do ano, faturamento maior do que o obtido em 2019.
Outro estudo divulgado pelo IFB também corrobora o impacto da inflação no segmento de foodservice. No ano, o IPCA acumula alta de 4,39% e, nos últimos 12 meses, de 8,73%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de julho. Houve aumento de 74,6% nas vendas entre abril de 2022 e o ano passado, e de 48,6% na expansão. Porém, o ticket médio foi menos significativo, com um aumento de 0,7%.
“Mesmo com o reaquecimento do mercado, existem variáveis que precisam estar bem mapeadas pelo varejo. Uma delas é o fortalecimento do delivery de alimentos, que cresceu e se estabilizou em um patamar significativo. O outro é o impacto da inflação no orçamento das famílias, tornando o poder de compra da população menor”, ressalta Valéria.
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