Pague Menos antecipa em seis meses integração com a Extrafarma

As negociações para a aquisição da rede de farmácias foram concluídas em maio de 2021

Pague Menos antecipa em seis meses integração com a Extrafarma

Com seis meses de antecedência, a rede de farmácias Pague Menos realizou a integração com a rede Extrafarma, gerando uma convergência operacional entre as bandeiras.

As negociações para a aquisição da Extrafarma pela Pague Menos foram concluídas em maio de 2021. A assinatura do contrato, a divulgação da transação ao mercado e a defesa do projeto no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) foram finalizadas em agosto de 2022, quando foi iniciada a integração e o processo de captura de sinergias.

“A aquisição da Extrafarma se mostrou um movimento estratégico certeiro. A integração eficiente das operações logísticas e de sistemas, impulsionada por iniciativas de abastecimento, sortimento, atendimento, revitalização de lojas e otimização de processos, resultou em um crescimento sólido e sustentável”, afirma Jonas Marques, CEO da Pague Menos.

No segundo trimestre deste ano, quando foi feita a divulgação dos resultados, a companhia comunicou a captura de R$ 203 milhões em sinergias de EBITDA, em bases anualizadas, ultrapassando o piso do guidance publicado na aquisição e evidenciando a boa execução do plano de integração.

Crescimento de Vendas

A convergência operacional entre as bandeiras também resultou em um crescimento expressivo de vendas e EBITDA. Em menos de dois anos, a participação de canais digitais nas vendas da Extrafarma saltou de 3,2% para 11,9%, enquanto a participação de marcas próprias passou de 2,8% para 7,2% das vendas totais.

A falta de produtos em loja, que era quatro vezes maior na Extrafarma, chegou ao mesmo patamar da Pague Menos. Essas e outras alavancas, combinadas à conversão de cerca de 100 lojas da Extrafarma para a bandeira Pague Menos, geraram um crescimento de 28% na venda média por loja, mais de três vezes acima da inflação do período.

Segundo Marques, a alavanca de conversão de bandeira seguirá sendo testada, podendo ser replicada para novas praças no futuro. “A aquisição da Extrafarma consolidou nossa liderança nas regiões Norte e Nordeste, reforçando o nosso compromisso de levar saúde e qualidade de vida a todos os brasileiros, com atendimento de excelência. Com isso, consideramos essa aquisição um dos melhores cases de integração do varejo brasileiro. Estamos prontos para nos consolidarmos cada vez mais como um dos principais players do setor no país”, finaliza o CEO.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile