Amor à marca. De dentro para fora!

Caito Maia, fundador da maior rede especializada em óculos de acessórios da América Latina com mais de 800 pontos de venda no Brasil e presença internacional concedeu entrevista para o programa Mercado & Consumo onde de forma muito autêntica e cativante nos atualizou sobre as novidades da marca Chilli Beans.

Dos muitos assuntos abordados, confesso que me surpreendeu de como o pilar pessoas é realmente estratégico no dia a dia do seu negócio. Segundo ele, o segredo do sucesso e a garantia de resultados passam, necessariamente, por pessoas apaixonadas pela marca.

E dentro desse contexto, o mais interessante é que ficou claro que esses valores começam, de verdade, de dentro da empresa com colaboradores e vendedores que de fato sejam embaixadores da marca.

Tudo isso passa a ter mais relevância já que estamos vivendo a OMNIERA, onde consumidores estão mais conectados e o varejo cada vez mais digitalizado. Isto é, mesmo com muitas iniciativas digitais, inovações e tecnologias, o produto SEMPRE vai precisar de GENTE para contar a história que tem por trás dele e as relações interpessoais sempre serão insubstituíveis na integração de canais (on line e lojas físicas).

Mas como engajar de verdade todos esses agentes que representam a sua marca comprando ou vendendo seus produtos?

Uma das receitas é conhecer a fundo o seu negócio a partir de MUITA conversa. E isso significa respeitar, conhecer, aprender e entender o que está acontecendo em todas as suas lojas ouvindo sempre seus gerentes e vendedores. Respirar e vivenciar onde tudo acontece faz com que você tenha seu vendedor engajado, prestigiado e que ele sinta capaz de transmitir todos os valores da marca. Além disso, manter essa via de mão dupla com sua equipe garante o melhor entendimento da jornada de compra do seu consumidor que nos dias atuais pode representar o bem mais precioso que uma empresa pode ter.

Está provado que a proximidade com todos os que orbitam o processo de vendas de uma empresa gera uma conexão emocional forte e faz com o crescimento dos resultados seja algo natural e até orgânico.

Obviamente por trás desse trabalho existem diretrizes muito bem planejadas e a cultura de liderança da empresa vem para embasar, chancelar e principalmente fortalecer todas as iniciativas.

Em paralelo a importância envolvida na estratégia de pessoas desenvolvidas em empresas como a Chilli Beans, vale reforçar que uma plataforma de trabalho só se sustenta se pilares como gestão e tecnologia sejam trabalhadas com mesmo foco e dedicação. Trabalhar em um só dos pilares certamente vai gerar um resultado frágil e inconsistente.

O exemplo que melhor transmite em palavras a efetividade de uma abordagem vencedora baseada em pessoas é o próprio testemunho do Caito Maia numa das visitas que fez recentemente a um das lojas da marca no Oriente Médio. Segundo ele, uma das vendedoras vestida com uma tradicional burca, o chamou de lado, arregaçou a manga comprida e mostrou com muito orgulho uma tatuagem da marca em seu braço.

Diante do contexto da cultural local realmente é um caso literal de amor à marca, de dentro para fora e que pode servir como inspiração para muitos líderes e empreendedores do varejo.

 

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