Por que Gerdau, Deloitte e outras empresas usam gamificação?

Episódio 10: vamos conhecer quais os motivos e ganhos da gamificação para essas empresas

Neste décimo episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vou encerrar trazendo exemplos de empresas que usaram a gamificação com sucesso, servindo de inspiração para entender por que usar, para que usar e quais resultados podem ser obtidos.

Vamos começar trazendo quais os principais desafios, ou seja, problemas, que levam as empresas a recorrerem à gamificação. O tripé básico é composto pelas seguintes necessidades:

Já vimos, nos outros artigos da série em que apresento os benefícios da gamificação, que entre eles estão a motivação pelo desafio e recompensa, o engajamento por meio de processos interativos que geram bem-estar, a retenção do conhecimento pela prática no game dos conteúdos teóricos, a competição saudável entre os times, despertando a união e a busca pela conquista, além de ser uma ferramenta para conectar com as novas gerações, que se sentem motivadas por estarem em um ambiente de jogo que lhe é muito familiar.

A Gerdau utiliza a gamificação nos seus treinamentos em geral, mas o foco principal são os treinamentos que envolvem segurança e meio ambiente.

Como vimos, a gamificação na Gerdau está sendo usada, além do tripé básico citado no início deste artigo, para garantir a segurança dos colaboradores de forma dinâmica, interativa e e que por trazer simulações de situações reais, permitirá uma retenção muito maior pela experiência vivida no game.

Por meio de simulações de situações reais, ela permite uma retenção muito maior devido à experiência vivida no game.

A Deloitte implementou a gamificação nos seus treinamentos corporativos nas seguintes áreas:

Na Deloitte, a gamificação é vista como uma ferramenta poderosa para as empresas, pois, por meio dos elementos de jogos, torna o aprendizado mais prazeroso e eficaz.

São muitos os usos, benefícios e ganhos que a gamificação proporciona nas atividades corporativas, que  não se restringem aos treinamentos. Ela pode ser usada para melhorar a experiência dos clientes por meio de programas de fidelidade, no recrutamento de novos talentos, no marketing para lançamento de produtos ou para aumentar a conexão da marca com o consumidor e como uma ferramenta útil na gestão de projetos.

Convido vocês a repensarem seus processos e desafios e a analisarem como a gamificação pode ser uma ferramenta poderosa para resolver problemas, melhorar o desempenho e trazer bem-estar aos colaboradores. Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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