A Braskem anunciou nesta quarta-feira, 23, que assinou um acordo com a Neste para o fornecimento de matérias-primas circulares e bio-circulares para a produção de resinas e produtos químicos. Os produtos da Braskem, produzidos com essas matérias-primas, estarão disponíveis no mercado a partir do quarto trimestre de 2024, sendo vendidos principalmente na América do Sul como parte do portfólio de produtos Wenew. Valores sobre a parceria não foram informados.
Segundo a Braskem, a iniciativa visa reduzir a dependência de matérias-primas virgens e promover a sustentabilidade nas cadeias de valor de produtos químicos e plásticos.
A reciclagem química possibilita a reciclagem de resíduos plásticos complexos, enquanto as matérias-primas bio-circulares podem ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Ambas as matérias-primas são adequadas para aplicações sensíveis, como embalagens em contato com alimentos, de acordo com a regulamentação aplicável.
“Este é um momento muito importante para o setor. Iniciaremos a comercialização de uma nova solução que adotará os mais altos padrões de qualidade do setor, de modo a garantir a sustentabilidade desde o início da cadeia de valor. Essa parceria com a Neste é um marco significativo em nossa jornada em prol da economia circular,” afirma Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul.
A Braskem utilizará matérias-primas Neste RE, incluindo resíduos plásticos reciclados quimicamente e matérias-primas renováveis, como óleo de cozinha usado.
“Estamos entusiasmados em receber a Braskem como nossa parceira no avanço da transformação do setor de plásticos e químicos em prol de soluções mais sustentáveis,” destaca Jeroen Verhoeven, diretor do setor de Polímeros e Produtos Químicos da Neste. “Esperamos ansiosamente para ver nossa solução Neste RE em ação na América do Sul, reduzindo a dependência de matérias-primas virgens na produção de resinas e produtos químicos.”
Com informações de Estadão Conteúdo (Beatriz Capirazi).
Imagem: Shutterstock