A diversidade de rostos e corpos entrou definitivamente no radar das marcas no mundo da moda. Pensando na pluralidade da mulher brasileira, a C&A escolheu quatro celebridades para participar da sua nova coleção de verão “Além dos Mares”. Produzida desde 2017 em colaboração com outras marcas de moda praia – como Água de Coco, Blueman e Triya -, pela primeira vez a coleção será assinada por influenciadoras como a atriz Grazi Massafera e as cantoras Manu Gavassi, Preta Gil e Ludmilla.
Segundo a consultora de marca Cecília Russo, diretora da Troiano Branding, a varejista de moda usa uma ferramenta de cobranding, algo já conhecido para o mundo dos negócios, mas com novo foco na diversidade. “O que chama atenção é que eles foram plurais em distribuir essa colaboração em quatro nomes famosos, é uma forma de ‘esquentar’ as relações abraçando as consumidoras, que se veem mais representadas”, afirma Cecília.
A diretora de marketing da C&A, Mariana Moraes, diz que a nova coleção de moda praia aposta no desejo da brasileira de viver o primeiro verão pós-pandemia de covid-19. “Nossa aposta é trazer um projeto mais amplo e democrático para que as mulheres”, diz.
A escolha das quatro famosas dá continuidade à estratégia da C&A de apostar nas colaborações com celebridades. Anteriormente a marca trabalhou com Bruna Marquezine, Sasha Meneghel e as cantoras da dupla AnaVitória.
4 cidades escolhidas
Além de assinar a colaboração com a C&A, cada uma das artistas pôde escolher uma cidade turística brasileira para homenagear. Com itens que variam de R$ 50 a R$ 400, a parceria será comercializada apenas em algumas lojas físicas e no e-commerce da companhia, a partir de 2 de dezembro.
A atriz Grazi Massafera escolheu Alter do Chão, no Pará; Manu Gavassi optou por Fernando de Noronha (PE); Preta Gil decidiu por Salvador (PA); e a cantora Ludmilla elegeu o Rio de Janeiro (RJ). “Cada artista tem uma relação pessoal com a cidade escolhida”, relata a diretora de marketing.
Para Eduardo Tomiya, CEO da TM20 branding, mais do que rostos que estampam campanhas, os artistas também se transformam em plataformas importantes para a divulgação dos produtos nas redes sociais da C&A. As quatro artistas têm juntas 75 milhões de seguidores no Instagram. “Essas pessoas agregam muito valor às parcerias, porque são nesses perfis que os jovens buscam inspiração”, diz o especialista.
As “influencers” também vão cantar juntas a trilha sonora da coleção. Estreando nos microfones, Grazi Massafera, vai se juntar às cantoras Preta Gil, Manu Gavassi e Ludmilla em uma regravação da música Uma Noite e Meia, sucesso de Marina Lima.
Com informações de Estadão Conteúdo (Wesley Gonsalves)
Imagem: Divulgação