Considerado uma prática comum no mercado chinês, o live commerce ganhou espaço em terras brasileiras durante a pandemia e conquistou os varejistas brasileiros. O modelo de vendas através de vídeos ao vivo tem alcançado altas taxas de conversão quando comparado com outras estratégias.
Segundo pesquisa feita pelo Grupo Bittencourt, consultoria especializada em gestão e expansão, a taxa de conversão do live commerce é de 16%, enquanto a do e-commerce tradicional é de 2%.
O consumidor digitalizado percebe as live commerces entre uma página e outra da internet com cada vez mais frequência e, para esta Black Friday, o comportamento não vai ser diferente.
Ações temáticas
O Magalu anunciou o reforço de Sabrina Sato no time da sua Black Friday deste ano. A apresentadora será uma das celebridades entrevistadas pela dupla Igão e Mítico, do Podpah, durante o primeiro podcommerce da história do canal do YouTube. A ação vai acontecer por cinco horas nesta quinta-feira, 23. Criado e produzido em parceria com a agência On The Nose, o evento de compras usará a ferramenta de live shopping do YouTube, que permite a realização de compras sem sair da plataforma.
“O podcommerce é a nossa grande aposta para a Black Friday deste ano. Além de ser uma ação inédita, temos como parceiros o YouTube e o Podpah, um dos maiores podcasts do País. Nosso intuito é gerar entretenimento e conteúdo enquanto anunciamos nossas ofertas para a data mais importante do ano para o varejo”, afirma Silvia Machado, CMO do Magalu.
A Casas Bahia promove uma live commerce com a apresentação de Fernanda Faveron e a participação do apresentador Rodrigo Faro. A gravação acontece nesta quinta-feira, 23, na Casas Bahia Marginal Tietê, em São Paulo, unidade que também irá receber uma série de ativações na virada do dia 23 para o dia 24 de novembro.
A ação acontece das 19h às 21h30, no perfil oficial da Casas Bahia do Instagram e do TikTok. Quem comparecer à loja, localizada na Av. Embaixador Macedo Soares, 9.175, bairro Água Branca, ganhará brindes e vouchers para hambúrguer e refrigerante no food truck que estará na entrada da unidade.
A varejista de vestuário Marisa realizou uma live commerce nesta quarta-feira, 22, às 19h. A ação contou com as influenciadoras Jakelyne Oliveira (@jaakelyne) e Katri Bittencourt (@katribittencourt), que, juntas, apresentaram as ofertas e opções de roupas para as festas de fim de ano pelo site da marca. Além das promoções, os telespectadores receberam mais 10% de desconto no site e aplicativo. Na rede, as promoções de Black Friday vão até o dia 27 de novembro.