Muito se fala sobre a jornada do consumidor, sobre as mudanças em seu comportamento e sobre o quanto esse ser mutante tem causado uma movimentação grande das empresas, que precisam reaprender a lidar com ele.
Mas chega-se o momento de perguntar sobre a jornada das empresas. Passado o caos inicial causado pela pandemia, é hora de “reiniciar o sistema”, começar a pensar nos planos para o futuro. E é por isso que te pergunto: em que jornada sua empresa está?
Jornada para a retomada e aceleração do crescimento: Essa jornada passa pelo repensar. Repensar canais e estratégia de vendas, criar novos conceitos de negócios, rever os formatos e focar nos que trazem mais resultado. Olhar para o mercado e estudar novas abordagens para o negócio e, por que não, fazer uma revisão completa da estratégia, do conceito do negócio, do propósito da empresa e da cultura, além do realinhamento dos papéis e competências das lideranças.
Jornada para a expansão: Ganhar mercado enquanto todos muitos estão recuando. Algumas empresas adotaram essa estratégia na crise e conseguiram expandir. E essa é a evolução natural de um negócio que prospera em seu mercado. As possibilidades são muitas e a definição da estratégia ideal é um processo que varia de negócio para negócio. Em muitos casos, o processo de expansão via franquias acaba sendo a solução ideal. O franchising tem sido cada vez mais adotado pelos mais diversos segmentos e indústrias para crescer de forma segura para a marca.
Jornada para a transformação digital: Se o momento da sua empresa é o de focar no ganho de eficiência operacional, alcançar novos mercados e consumidores e, ainda, melhorar os resultados, essa jornada passa necessariamente pela inserção de tecnologia no negócio como uma aliada importante nesse processo de transformação. E o momento é mais do que oportuno. Uma vez que a tecnologia entrou de vez na jornada do consumidor, agora é a hora de ela fazer parte do seu negócio. Desde a inserção de novas formas de vender até uma integração completa dos canais, se essa jornada não faz parte da sua estratégia, saiba que você já está atrasado.
Jornada para a excelência e sustentação da estratégia: Uma gestão eficaz com foco em performance e principalmente nas pessoas da organização acaba por promover, também, o engajamento da empresa como um todo para o atingimento dos objetivos do negócio. E o foco no redesenho da cultura e na difusão clara do propósito da companhia como norte para a tomada das decisões faz com que a sustentação da estratégia seja um processo mais fluido e sem atritos.
Seja qual for a jornada que você escolher para o ano que vem, e qual o objetivo estratégico do seu negócio, 2021 ainda é uma incógnita. Então, cabe se preparar e focar nos objetivos que se quer atingir. 2020 foi um teste e tanto de resiliência, então, agora que você já sabe o que pode suportar na adversidade, foque em executar a estratégia – os percalços que podem surgir não irão te abalar.
É a hora e o momento de seguir em frente. E, se precisar de apoio, fale com o Grupo BITTENCOURT. Estamos prontos para mostrar os caminhos para as jornadas que sua empresa deseja perseguir no próximo ano.
Lyana Bittencourt é diretora Executiva do Grupo BITTENCOURT.
Imagem: reprodução