Como parte de seus planos de expansão para a Índia, a maior varejista de móveis do mundo, a IKEA , anunciou na segunda-feira o lançamento de sua loja online em Pune para alcançar mais famílias, considerando que o consumidor indiano agora é mais adepto de fazer compras no mundo: a internet.
A IKEA não está permitindo que o longo processo de abertura de lojas físicas atrapalhe sua presença na terceira maior economia da Ásia.
Em agosto passado, lançou sua loja on-line em Mumbai à frente de uma loja física – a primeira da empresa em todo o mundo. A IKEA planeja instalar uma loja física em Navi Mumbai, juntamente com lojas de pequeno formato na cidade de Mumbai no final de 2020.
O impulso online em Pune vem antes do lançamento de suas lojas de grande formato e assinatura. A mudança faz parte de uma mudança em sua estratégia de varejo, em que a IKEA está alcançando compradores de comércio eletrônico, pequenas lojas e grandes formatos de varejo.
O movimento marca uma mudança na estratégia global do varejista de móveis, à medida que constrói mais lojas de pequeno formato em cidades como Nova York e Paris, enquanto impulsiona as vendas na Internet, enquanto os compradores de todo o mundo oscilam entre fazer compras nas lojas e online.
A Índia não é diferente – embora as vendas on-line aqui ainda sejam pequenas, mas dados baratos e maior penetração de smartphones estão fazendo com que mais compradores fiquem on-line. A consultoria Deloitte espera que o mercado de comércio eletrônico da Índia cresça de US $ 24 bilhões em 2017 para US $ 84 bilhões em 2021. No geral, o mercado de varejo deve crescer para US $ 1,2 trilhão em 2021.
Ficar online primeiro ajudará o varejista a reduzir o tempo gasto na construção de suas lojas – leva de 18 a 24 meses para ser concluído. “A ambição é entrar nas principais cidades indianas o mais rápido possível com uma combinação de grandes lojas IKEA, lojas menores no centro da cidade, pontos de atendimento, pontos de contato digitais e comércio eletrônico”, disse a empresa.
Em uma entrevista recente, o CEO da IKEA India, Peter Betzel, havia dito que a empresa decidiu transformar seu modelo de negócios há um ano e meio atrás, para procurar um modelo de varejo múltiplo para construir seus negócios aqui.
“Precisamos ser muito mais acessíveis para muitas pessoas, o que significa adotar uma verdadeira abordagem omnicanal. Isso significa que as grandes lojas e os pequenos formatos das grandes cidades de Mumbai, Delhi e Bengaluru e, em seguida, também têm uma abordagem on-line “, disse Betzel, indicando que nos próximos anos a IKEA poderá ter mais de 25 pontos de venda na Índia. , embora em diferentes formatos.
“Se observarmos quantos locais físicos de reunião teremos, em 8, 10 ou 15 anos, seriam muito mais que 25. Portanto, temos planos para a grande loja, mas temos muito mais planos para lojas menores. formatos de loja na cidade, que variam entre 5.000 e 10.000 m²”.
A IKEA construiu seu primeiro centro de distribuição ou atendimento em Pune e planeja adicionar dois centros semelhantes em Delhi e Bengaluru para aumentar suas capacidades de atendimento em todo o país.
A IKEA, que abriu sua primeira loja em Hyderabad em agosto de 2018, registrou ₹ 400 crore em receita para o EF19. Sua loja de comércio eletrônico em Mumbai recebeu quase 4 milhões de visitas desde agosto de 2019, informou a empresa.
Com informações do portal Live Mint
* Imagem reprodução