A empresa de cosméticos e perfumes brasileira O Boticário deu mais um passo em sua agenda ESG com o lançamento do Projeto Extinto, iniciativa que reproduz o cheiro original de áreas naturais ameaçadas pelo descarte incorreto de resíduos.
Desenvolvida pela AlmapBBDO, o lançamento do projeto aconteceu na última segunda-feira, 22, no Rio de Janeiro. O pontapé inicial da campanha foi marcado pela criação de uma fragrância que reproduz o cheiro original da Baía de Guanabara, a segunda maior em extensão do litoral do país, com 380 km², e que recebe 98 toneladas de lixo por dia, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Por meio da tecnologia Headspace, perfumistas da marca viajaram até o Recôncavo da Guanabara e captaram amostras das moléculas aromáticas do ambiente sem extrair matéria-prima da área preservada. A partir de análises, o time conseguiu identificar os odores presentes na região e realizar a leitura de seus elementos originais, que, por conta da devastação ambiental, não podem mais ser encontrados fora da região preservada.
“O Headspace captura o ar repleto de elementos químicos e a máquina nos diz exatamente qual é a concentração de cada um e a composição. É como se fosse a fórmula da natureza”, explicou Cesar Veiga, perfumista do Boticário, em vídeo promocional da campanha.
O último passo foi a reprodução do cheiro por meio de matérias-primas sintéticas. O desenvolvimento levou cerca de seis meses. O produto é vegano e composto por 93% de ingredientes de origem natural.
A escolha do cartão postal carioca como ponto de partida do projeto é resultado da forte presença da marca no estado. Ao longo dos anos, mais de 120 projetos e iniciativas de conservação foram realizados. Nos últimos 5 anos, a Fundação Grupo Boticário também firmou parcerias para impulsionar ações do movimento Viva Água Baía de Guanabara, que atua para desenhar ações e promover a segurança hídrica.
O Grupo espera que o projeto seja um guarda-chuva para outras iniciativas ESG, como Boti Recicla, o mapeamento e inclusão de pontos de coleta de materiais recicláveis em parceria com o Google Maps e a diminuição em 78% de plásticos presentes nos produtos em refil da marca.
“Não podemos desenvolver um produto que não seja mais sustentável do que sua versão anterior — seja em ingrediente, materiais ou composição como um todo”, afirmou Gustavo Dieamant, diretor executivo de P&D do Grupo Boticário.
O Projeto Extinto passará por quatro outros continentes. Nos próximos meses, O Boticário lança fragrâncias inspiradas nos cheiros de paisagens ao redor do mundo que também são ameaçadas pela poluição: Calábria, na Europa, Ilha de Madagascar, na África, Nova Delhi, na Índia, e Camberra, localizada na Oceania.
Fragrância não será comercializada
Nenhuma fragrância produzida para o Projeto Extinto será comercializada. De acordo com a marca, a intenção da iniciativa é trazer awareness para o descarte incorreto de resíduos. A comunicação do projeto será feita em plataformas digitais e pontos físicos.
Os consumidores poderão conferir a fragrância da Baía de Guanabara em algumas lojas da marca pelo Brasil. A primeira delas será a do Barra Shopping, no Rio de Janeiro.
Clique aqui e veja o vídeo promocional do Projeto Extinto.
Imagem: Iude Richele/Divulgação O Boticário