O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, podendo ser comparado ao Natal e à Black Friday. Essa tendência vem ganhando cada vez mais força no mercado digital. Estudo publicado pela Social Miner revela que o Dia das Mães trouxe R$1,9 bilhões de faturamento para os e-commerces e a Ebit estimou um aumento de 15% nesta receita para 2018.
Neste ano, houve um aumento de 9,8% nas vendas totais. Setores de eletrodomésticos, eletrônicos, pet e cosméticos foram o que mais cresceram no período. O destaque foi para a categoria de eletrodomésticos, que cresceu 74,81% na comparação com o ano passado.
Os números não foram somente significativos no setor de vendas. A área de atendimento ao cliente também sofreu alterações com a data. De acordo com a NeoAssist, entre a primeira e a segunda quinzena de maio de 2017, houve um aumento médio de 20% na demanda por atendimento ao cliente. Os canais mais procurados foram o telefone, o chat e os registros manuais, com crescimentos de cerca de 40%, 35% e 25%, respectivamente.
O dado deve servir de alerta para os gestores das área. É preciso preparar a equipe para atender a esse pico de procura durante o período. Além de ferramentas como o telefone e chat, o Atendimento Inteligente pode ser uma boa alternativa para agilizar o processo de atendimento. O recurso automatiza o atendimento, oferecendo respostas para perguntas mais comuns e que, por ser escalável, poupa os recursos da manutenção de um time inteiro focado no atendimento em tempo real.
A data pode ser geradora de novos negócios, já que 83% dos consumidores fizeram sua primeira compra nos e-commerces durante do período do Dia das Mães. Porém, pode-se analisar que ainda falta muito para atingir bons números de recompra. Apenas 1,5% dos compradores do Dia das Mães de 2017 voltaram a comprar na mesma loja em 2018.
Um dos fatores que podem estar relacionados a esses dados alarmantes é um atendimento ruim. Segundo a NeoAssist, 87% dos entrevistados na pesquisa Percepção do Consumidor sobre o atendimento afirmaram que já deixaram de comprar em uma marca por ter recebido um mau atendimento.
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