O Citigroup anunciou nesta quarta-feira, 24, planos de desmembrar o Banamex por meio de uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações, encerrando tentativas de vender o banco de varejo mexicano por mais de um ano.
Em comunicado, o gigante bancário americano disse que pretende abrir o capital do Banamex, em um processo que deverá se estender até 2025.
“Após uma consideração cuidadosa, concluímos que o caminho ideal para maximizar o valor da Banamex para nossos acionistas e avançar em nosso objetivo de simplificar nossa empresa é mudar de nossa abordagem de caminho duplo para se concentrar apenas em um IPO do negócio. O Citi opera no México há mais de um século, e vamos investir e expandir ainda mais nossa franquia institucional”, disse Jane Fraser, CEO do Citi.
A Banamex manterá cartões de crédito, bancos de varejo, empréstimos ao consumidor, empréstimos hipotecários residenciais, seguros, anuidades, gestão de ativos de pensão, depósitos e um conjunto completo de produtos bancários comerciais. Os cerca de 38.000 funcionários que atualmente apoiam esses negócios, bem como o acervo de arte e edifícios históricos do Banamex, permanecerão parte do Banamex.
O Citigroup adquiriu o Banamex, quarto maior banco em ativos e empréstimos do México, em um acordo de US$ 12,5 bilhões fechado em 2021.
Às 10h38 (de Brasília), a ação do Citigroup sofria queda de 3,5% em Nova York.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock