Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas

Ariel Szarfsztejn, novo CEO do Mercado Livre

Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, o Mercado Livre anunciou novo CEO; a Getnet confirmou novo head de Marketing para a América Latina; e a Lojasmel apresentou novo head de Operações.

Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:

Mercado Livre

O Mercado Livre anunciou uma importante mudança em sua liderança: a partir de 1º de janeiro de 2026, o fundador e atual CEO, Marcos Galperin, assumirá o cargo de presidente executivo da companhia, enquanto o posto de CEO global será ocupado por Ariel Szarfsztejn, atual presidente de Commerce

Galperin e Szarfsztejn trabalharão juntos nos próximos meses em uma transição planejada e estruturada, com o objetivo de garantir a continuidade da liderança e o crescimento sustentável da empresa.

“Estou entusiasmado e comprometido em levar adiante nossa visão, junto com a equipe que fez do Mercado Livre um referencial global de inovação, excelência operacional e cultura empreendedora”, declara o novo CEO.

Szarfsztejn tem uma trajetória sólida dentro da empresa, onde ocupa cargos de liderança desde 2017. Atualmente é presidente de Commerce, posição que assumiu em 2024. Antes disso, atuou como EVP de Commerce, SVP de Logística, VP e COO de Logística, além de VP de Estratégia, Desenvolvimento Corporativo e Relações com Investidores. Ele é formado em economia pela Universidade de Buenos Aires e possui MBA pela Universidade de Stanford.

Getnet

A Getnet Brasil anuncia mudanças estratégicas em sua estrutura de Marketing. Denis de Lutiis assume o cargo de novo head de Marketing para a América Latina.

Nessa nova função, o executivo amplia suas responsabilidades, passando a se dedicar à estratégia de Marketing da empresa nos países do Cone Sul, com o objetivo de fortalecer o posicionamento global da marca Getnet.

O executivo é formado em publicidade e marketing e, recentemente, cursou o programa de chief marketing officer da Columbia Business School, em Nova York.

Lojasmel

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Renato Carneiro, novo head de Operações da Lojasmel

A rede varejista Lojasmel anunciou a contratação de Renato Carneiro como novo head de Operações. Com mais de 28 anos de experiência nos setores financeiro e de varejo, o profissional possui ampla atuação em gestão de equipes, expansão de lojas e implementação de processos.

Sua trajetória inclui passagens por grandes marcas do setor, como Caedu, Bradesco e C&A, onde ocupou cargos de liderança nas áreas comercial e operacional. Ao longo da carreira, esteve envolvido na abertura de novas unidades e na formação de equipes, com foco em desempenho e atendimento.

Na Lojasmel, Carneiro será responsável por liderar as operações das mais de 50 lojas da rede e contribuir com os planos de expansão da empresa.

Claranet Brasil

A Claranet Brasil, multinacional de tecnologia com foco em soluções especializadas em cloud, cibersegurança, dados & IA, workplace e modernização de aplicações, anuncia o retorno de Daniel Galante à companhia como CEO no Brasil.

Nesse novo cargo, Galante será responsável por expandir os negócios, consolidar parcerias estratégicas e fortalecer o posicionamento da Claranet no processo de transformação digital do país.

António Miguel Ferreira, membro do Group Executive Board do Grupo Claranet, que atuava como CEO interino da operação brasileira, retorna à posição de presidente do Conselho da empresa no Brasil após o período de transição.

Grupo Ótima Digital

Marcos Guerra, executivo com mais de 20 anos de experiência em vendas, marketing e experiência do cliente, é o novo CRO e CXO do Grupo Ótima Digital, empresa de soluções em mensageria, infraestrutura de telecomunicações e comunicação digital para organizações dos setores público e privado.

O executivo chega com a missão de reforçar a estratégia do grupo, com foco na formação de equipes, integração entre áreas e fortalecimento dos 3 R’s: receita, recorrência e rentabilidade.

Formado em gestão econômico-financeira e com MBA em digital data marketing pela FIAP, Guerra possui certificação pin de diamante em gestão e processos de vendas pelo Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas). Ao longo da carreira, liderou operações em empresas dos setores de tecnologia, crédito e serviços.

Anef

A Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef) anuncia mudanças estruturais em sua gestão. Enilson Sales assume a presidência da entidade, enquanto Paulo Noman, presidente do Banco GM, passa a dividir a vice-presidência com Nelson Aguiar, presidente do Banco Yamaha.

Com essa reestruturação, o novo presidente busca ampliar o protagonismo da Anef no segmento de crédito e consórcio para veículos. “Queremos atrair para esse novo ambiente empresas que agreguem oportunidades de desenvolvimento ao setor de crédito automotivo, promovendo a expansão dos negócios para todos os associados”, diz Sales.

Uncover

A Uncover, startup de marketing mix modeling, anuncia a contratação de Thiago Paes como head de partnerships. Com 15 anos de trajetória no empreendedorismo, o executivo fundou e liderou consultorias nas áreas de marketing digital, dados, performance de mídia, design e desenvolvimento de produtos.

Ao longo desse percurso, acumulou experiência na geração de resultados para marcas como Vivo, Nike, Ambev, Honda, Itaú, Stone e Embraer.

Como novo head de partnerships, Paes será responsável por estruturar a operação de parcerias da Uncover, com foco na criação de um data hub e na implementação de um programa de parcerias que amplie a capilaridade da plataforma.

Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile