A Nio House Amsterdam é um dos cases inovadores apresentados no “Retail Innovations 2025”, vigésima edição do estudo realizado pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias internacionais, que traz as principais inovações do varejo por todo o planeta.
Fundada em novembro de 2014, a Nio é uma multinacional chinesa fabricante de automóveis especializada em projetar e desenvolver veículos elétricos inteligentes. E a empresa decidiu com a Nio House Amsterdam redefinir o tradicional showroom de carros, oferecendo uma experiência focada na comunidade com espaços interativos e voltados para o estilo de vida.
Abrangendo sete zonas, incluindo uma Galeria de Carros, Sala de Estar e Café, ela oferece aos visitantes oportunidades de fazer networking, relaxar ou trabalhar enquanto desfrutam de eventos exclusivos, incluindo exposições de arte e workshops de “faça você mesmo”. Ao sediar atividades culturais e sociais que ressoam com o público local, a Nio House se torna um centro dinâmico para entusiastas de veículos elétricos e para a comunidade em geral, ampliando o significado de associação à marca.
O aplicativo móvel da Nio aprimora essa experiência com recursos como um fórum da comunidade, notificações de eventos e um sistema de pontos de fidelidade. Os usuários podem ganhar e resgatar pontos por itens de estilo de vida, mimos de café ou reservar espaços, agregando valor além da propriedade do veículo.
“A Nio House Amsterdam exemplifica a mudança no varejo em direção a espaços voltados para a experiência e centrados na comunidade. Essa abordagem transcende a venda de carros, criando ambientes onde as pessoas podem se conectar, trabalhar e participar de eventos que se alinham com seus estilos de vida. Ao integrar ferramentas digitais como o aplicativo Nio e o programa de fidelidade, a marca combina perfeitamente as interações físicas e online, fortalecendo o engajamento do cliente. O modelo da Nio promove a fidelidade e constrói um senso de pertencimento, incentivando os clientes a se verem como parte de uma comunidade maior. Este conceito inovador mostra como as marcas podem aprofundar relacionamentos com os consumidores combinando interação social, eventos exclusivos e serviços práticos”, afirma o relatório do Grupo Ebeltoft.

“O modelo da Nio promove a fidelidade e constrói um senso de pertencimento, incentivando os clientes a se verem como parte de uma comunidade maior”
Por que é inovador?
Centros comunitários multifuncionais
A Nio House transforma showrooms em espaços sociais versáteis, combinando áreas de coworking, lounges e locais para eventos para promover a interação social e o engajamento com a marca.
Troca conveniente de baterias
A tecnologia avançada de troca de baterias da Nio elimina atrasos no carregamento, oferecendo recarga rápida e eficiente por meio de uma rede internacional em expansão de estações de abastecimento de energia.
Ecossistema digital integrado
O aplicativo Nio conecta os clientes a recursos de estilo de vida, suporte ao cliente e um fórum da comunidade, enquanto recompensa o engajamento por meio de um sistema de pontos de fidelidade resgatáveis por produtos e serviços Nio Life.
Imagens: Reprodução