O panorama da logística segue em plena expansão pelo Brasil e pelo mundo. Para acompanhar a demanda do mercado, os players do setor buscam constantemente aperfeiçoar suas estratégias com tecnologia de ponta e novas soluções que sejam mais eficientes e, sobretudo, sustentáveis. No entanto, pensar a logística envolve muito mais do que a organização do deslocamento de produtos. Outras demandas periféricas podem aprimorar o serviço e fazer a diferença na entrega.
“A logística é uma parte significativa de muitos dos principais negócios em evidência no momento. Mas não podemos pensar nela apenas como transporte; incorporar outras ideias que otimizem os resultados é fundamental para as empresas no cenário atual. Só assim elas podem oferecer serviços e produtos de melhor qualidade ao seu público”, comenta Kleber Fernandes, diretor de qualidade e gestão técnica da operadora logística Solistica.
A empresa, que conta com unidades de distribuição em todo o país, tem boas perspectivas para os últimos meses do ano e lista, a seguir, cinco tendências que devem estar em alta até o fim de 2023:
Geolocalização
Um dos principais benefícios da geolocalização na logística é a capacidade de controlar e rastrear a mercadoria em tempo real, proporcionando visibilidade completa da localização dos produtos, plataformas de distribuição e veículos de carga. Com ela, também é possível obter informações como o tempo de entrega e a velocidade do veículo em rota, que permitem tomar decisões mais informadas sobre pausas desnecessárias e tempos mortos. Esses dados não só melhoram a eficiência das operações, mas ainda contribuem para a elaboração de estratégias e proporcionam uma camada extra de segurança.
Tecnologia e serviços de valor agregado
Para otimizar as operações de modo que haja redução de custos, maior produtividade e uma melhor experiência do cliente, é fundamental ter um bom sistema de gestão de armazéns. A solução permite projetar e executar uma série de processos para potencializar o armazenamento, possibilitando agilizar o fluxo de mercadorias, minimizar a manipulação delas, manter inventários precisos e garantir a correta identificação dos produtos. Além disso, personalizar processos para gerar um sentimento de maior proximidade ao cliente final.
Iniciativas ecológicas
A preocupação com o meio ambiente tem levado operadores logísticos a adotarem práticas ecologicamente corretas, desde a utilização de veículos elétricos e movidos a combustíveis menos poluentes até rotas otimizadas para eficiência dos combustíveis. A indústria está avançando na direção de reduzir sua pegada de carbono e contribuir com um futuro mais verde.
Inovações de entregas de última milha
Este continua a ser um ponto focal. A última milha é a etapa final de entrega, imediatamente antes de o produto chegar às mãos do consumidor. As empresas que apostarem em soluções como microcentros de atendimento, entregas coletivas, hubs estrategicamente posicionados e gestão da informação, saem na frente. Essas inovações prometem mais rapidez e uma experiência do cliente aprimorada.
Integração de Inteligência Artificial
Os algoritmos de IA estão revolucionando as operações de depósito, gerenciamento de estoque e previsão de demanda. Ao analisar grandes quantidades de dados, a empresa de logística pode otimizar estoque e reduzir desperdícios, resultando em uma cadeia de suprimentos mais eficiente.
Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock