Grupo Heineken anuncia o novo diretor de Inovabilidade; confira outras movimentações

A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas

A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, O Grupo Heineken anunciou o novo diretor de Inovabilidade da Spin; a BRF Pet nomeou Stanley Andrade para liderar a divisão de nutrição de cães e gatos; e a Ploomes comunica a chegada de Caio Lopes à posição de CTO da empresa.

Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:

Grupo Heineken

O Grupo Heineken anuncia Rafael Rizzi como diretor de Inovabilidade de Spin, seu novo ecossistema de negócios de impacto e o maior salto da cervejaria na sua jornada ESG desde que chegou ao Brasil em 2010.

Rizzi entrou na companhia em 2018 como gerente de Desenvolvimento de Negócios e, desde 2020, ocupava a cadeira de diretor de Novos Negócios e Planejamento Estratégico, gerindo parcerias e negociações estratégicas, incluindo a idealização de Spin, em conjunto com outras lideranças.

Agora, como diretor de Inovabilidade, será responsável por acelerar a conexão entre inovação e sustentabilidade no negócio, ampliando parcerias com empresas e agentes de transformação. “Acreditamos que colocar inovação a serviço da agenda ESG é o caminho necessário para fortalecer o compromisso de gerar valor compartilhado. A nova área chega para somar esforços e ter mais autonomia para implementar novos processos e formas de fazer negócio, sempre a favor do meio ambiente e da sociedade”, afirma Rizzi.

Entre os principais desafios, estão o desenvolvimento de soluções em que todos ganham, o impulsionamento de aspectos socioeconômicos da sociedade, o crescimento sustentável da cervejaria e das atuais empresas parceiras: Ambipar, Better Drinks, Central Única das Favelas, Raízen, Rizoma e Ultragaz.

BRF Pet

Stanley Andrade, líder da BRF Pet

Stanley Andrade é o novo diretor e a principal liderança da BRF Pet, divisão de nutrição para cães e gatos da BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e donas das marcas Sadia, Perdigão e Qualy. A companhia investe forte na subsidiária para crescer e se consolidar como um dos principais players do País e o novo executivo chega para realizar o plano de expansão no mercado brasileiro e internacional, reportando-se a Marcel Sacco, vice-presidente de Marketing e Novos Negócios do grupo.

“Minha expectativa, à frente da BRF Pet, é construirmos o melhor negócio de nutrição para pets do mercado brasileiro e acelerar nossa expansão internacional. Faremos isso ampliando nossa atuação na categoria de úmidos, nos produtos para gatos e na expansão das marcas voltadas para saudabilidade, lideradas pelas rações Biofresh e Guabi Natural”, afirma Andrade.

Stanley Andrade atua na companhia há quase 14 anos. Antes de assumir a divisão pet, ele atuava como diretor de Planejamento Integrado na Vice-Presidência de Mercado Internacional e Planejamento da BRF. O executivo passou por outras grandes companhias, como Pepsico, Walmart e Grupo Big.

Ploomes

A Ploomes, especializada em CRM e pertencente ao Grupo Sankhya, comunica a chegada de Caio Lopes à posição de CTO da empresa. Com mais de 13 anos de atuação no mercado de tecnologia, o executivo tem a missão de impulsionar a trajetória de inovação da marca, fomentando entregas e o atendimento às expectativas dos clientes.

“Estou animado com o novo desafio e muito feliz com nosso time. Espero dar continuidade ao que foi feito nos últimos anos, trazendo comigo conhecimentos em processos de desenvolvimento e organização de times, para potencializar ainda mais nossas soluções, atendendo sempre as expectativas da direção e de nossos clientes”, afirma Lopes.

Formado engenheiro de Computação formado pela Escola Politécnica da USP, Lopes é cofundador da Mobile2you, empresa especializada na criação de aplicativos customizados para bancos digitais. Em 2022, a plataforma foi adquirida pela Dimensa, onde o profissional assumiu um cargo de diretoria.

Em sua nova posição, o executivo projeta utilizar sua larga experiência em processos de desenvolvimento e organização de equipes para otimizar processos e resultados. “Assumir a liderança de tecnologia da Ploomes, uma empresa em rápido crescimento e com uma base sólida de clientes, é um desafio extremamente motivador. Nosso objetivo é continuar inovando e entregando valor para nossos parceiros, fortificando a eficiência operacional e a gestão de relacionamento com clientes”, comenta.

Nice

A Nice, líder global em soluções de software para a experiência do cliente e Inteligência Artificial, anuncia Scott Russell como seu novo CEO, cargo que ele assumirá a partir de 1º de janeiro de 2025. Scott substituirá Barak Eilam, que deixará a posição no final de 2024, após mais de 10 anos como CEO e 25 anos na Nice.

Scott Russell é reconhecido por sua habilidade em liderar transformações digitais e impulsionar o crescimento de grandes organizações. Com mais de 25 anos de experiência no setor de enterprise software, esteve, nos últimos 14 anos, na SAP, onde chegou a diretor Global de Receitas e membro do Conselho Executivo, responsável por gerar US$ 31 bilhões em receitas, e pela transição da SAP para soluções em nuvem. Ele também foi presidente da SAP América do Norte e atuou como presidente de diversas unidades de negócios da empresa.

Antes disso, Scott trabalhou na IBM e na PwC. Possui formação em Ciências da Computação e Informação pela Federation University, além de pós-graduação em Negócios pela Deakin University, na Austrália. Ele estará baseado no escritório da Nice em Hoboken, Nova Jersey.

“Estamos muito felizes em receber Scott como novo CEO da NICE. Sua ampla experiência será fundamental para guiar a empresa em sua próxima fase de crescimento. Estamos confiantes de que Scott continuará a expandir nosso sucesso, aproveitando a estratégia de alavancar nossa plataforma em nuvem potencializada por IA. Também agradecemos profundamente a Barak Eilam por sua liderança transformadora ao longo da última década”, destaca David Kostman, Presidente do Conselho de Administração da Nice.

Em sua primeira declaração como futuro CEO, Scott Russell disse que está honrado em assumir a liderança da Nice em um momento tão importante. “A empresa tem uma oportunidade extraordinária pela frente, especialmente no que diz respeito à transformação digital e ao crescimento impulsionado por Inteligência Artificial. Estou ansioso para trabalhar com a equipe talentosa da Nice e levar a empresa a novos patamares de sucesso.”

Papapá

Carlos Freitas, vice-presidente Comercial da Papapá

A Papapá, empresa especializada em alimentação infantil, anuncia a contratação de Carlos Freitas como novo vice-presidente Comercial. Com mais de 12 anos de experiência em liderança e gestão de equipes em grandes empresas, Freitas traz um histórico robusto, liderando equipes comerciais e de operações, abrangendo setores como logística, varejo, bens de consumo, mercado de shoppings e saúde. Anteriormente, ele ocupou cargos de destaque, incluindo o e superintendente do canal B2B da DASA e Gerente Regional de vendas na Kraft Heinz.

Freitas tem como principal desafio seguir estruturando a área comercial da empresa, evoluindo o modelo de go-to-market (GTM), abrindo novos mercados e buscando a melhoria do relacionamento com redes de varejo de todo o Brasil. “Acredito que os grandes diferenciais para o sucesso da Papapá estão ligados principalmente com a estratégia do nosso portfólio de produtos, nível de serviço e capacidade de execução. Estou aqui para auxiliar a companhia a capturar oportunidades e consolidar a marca como uma solução para alimentação infantil saudável e prática no Brasil”, destaca o executivo.

A expectativa é de que o novo VP consolide a marca como a principal referência em alimentação infantil saudável no Brasil. Ele trabalhará para garantir que a marca se estabeleça como uma presença constante e significativa no dia a dia dos consumidores em todas as regiões do país, com uma distribuição abrangente e estratégica nos principais canais de varejo e farmácias.

Cultura Inglesa

Cultura Inglesa contrata Carlos Eduardo Mariano

A Cultura Inglesa, rede de escolas de inglês, anuncia a contratação de Carlos Eduardo Mariano para o cargo de gerente de Franquias. Com mais de 15 anos de experiência na área de gestão de unidades e franchising, Mariano já trabalhou no Grupo Adtalem Global Education e no Grupo YDUQS, que inclui marcas como Damásio Educacional, Ibmec, Estácio e Wyden.

“Carlos será a pessoa responsável por colocar em prática o plano de expansão de nossa rede de franquias e atuará no sentido de apoiar os franqueados atuais e novos a alcançarem resultados positivos em colaboração com todas as áreas da instituição, otimizando processos de comunicação, suporte, treinamento e relacionamento. Estamos muito animados com sua chegada e contamos com todo seu apoio e empenho para escalar a marca Cultura Inglesa no mercado de franchising”, afirma Giovanni Peduto, diretor-executivo de Novos Negócios da Cultura Inglesa.

A meta é ampliar em, pelo menos, três vezes o número de unidades franqueadas. Hoje, são 36 escolas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Goiânia, além do Distrito Federal.

“Temos uma jornada de grandes desafios pela frente, com metas ambiciosas e uma proposta de inovação arrojada para a área. Assumo essa missão com muito orgulho de fazer parte da equipe da Cultura Inglesa, sobretudo nesse momento em que a instituição completa 90 anos de atividade. É uma honra poder fazer parte dessa história e contribuir para pavimentar o caminho rumo ao centenário”, finaliza Mariano.

Transfero

Juliana Felippe é a nova CRO da Transfero

A Transfero, empresa que conecta sistemas bancário, cripto e financeiro por meio de soluções baseadas em tecnologia blockchain, anuncia a chegada de Juliana Felippe como sua nova Chief Revenue Officer (CRO). Com uma sólida trajetória no setor de tecnologia e fintech, Juliana trará sua vasta experiência para liderar a equipe global de Growth & Revenue da empresa, com foco em cripto trading, stablecoins, pagamentos e expansão de negócios.

Antes de se juntar à empresa, Juliana foi fundamental na estruturação da operação da Paxos no Brasil e na América Latina, onde liderou o desenvolvimento de uma infraestrutura de blockchain regulamentada, com ênfase em aplicações financeiras inovadoras. Com mais de sete anos de atuação no LinkedIn, ela também possui ampla experiência em transformação digital e desenvolvimento de negócios, principalmente,por sua atuação como mentora e gestora de startups e fintechs.

A executiva terá a missão de ampliar os negócios da companhia globalmente, focando em clientes e parceiros, além de ajudar na criação de processos robustos e resultados sólidos. Sua chegada coincide com um momento estratégico para a empresa, que recentemente recebeu autorização do Banco Central para atuar como uma Instituição de Pagamentos (IP) e está expandindo a sua atuação.

“Estou muito animada e orgulhosa de liderar o time da Transfero! Já acompanho a Transfero há algum tempo e admiro os sócios e o portfólio de soluções oferecidas, desenhando o futuro do dinheiro. Vejo um potencial gigante com a tokenização da economia e evolução na regulamentação, e já estamos trabalhando em um planejamento estratégico para acelerar o crescimento nesta nova fase da economia”, afirma Juliana.

Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile