A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição pelo Itaú Unibanco da totalidade das ações preferenciais da IBH II – constituída para controlar as operações da Concessionária Auto Raposo Tavares S.A. (Cart), sociedade por ações de capital aberto, que detém a concessão e administra o Corredor Raposo Tavares desde março de 2009. O despacho pela aprovação está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24.
“Como resultado da Operação, o Itaú Unibanco passará a deter, de forma indireta, participação societária de até 19,9% no capital social da Cart, que é subsidiária integral da IBH II”, diz o parecer do Cade.
O processo tem acesso restrito, por isso, não foi divulgado o valor total da operação. Como justificativa para a operação, as requerentes informaram que, para o Itaú Unibanco, é uma boa oportunidade para o banco ampliar e diversificar sua carteira de investimentos.
Para o IBH II, “o ingresso de um novo investidor em seu capital social poderá contribuir para o desenvolvimento e expansão de seus negócios e, mais especificamente, os da Cart”.
Compra de ações
Mais cedo, o Cade também aprovou sem restrições o ato de concentração envolvendo o Itaú Unibanco S.A, a V2i Energia S.A., Monte Pascoal Holding S.A., Energética Serra da Prata S.A. e Enerbrás Centrais Elétricas S.A. O despacho pela aprovação está publicado no Diário Oficial da União.
De acordo com o parecer do Cade, a operação consiste na aquisição, pelo Itaú Unibanco, de ações preferenciais resgatáveis representativas de até 25% do capital social total da Monte Pascoal, subsidiária integral da V2i, que detém a integralidade das ações representativas do capital social total e votante da Enerbrás e da Espra.
A operação abrange todos os ativos, passivos e projetos que compõem o patrimônio da Monte Pascoal, incluindo sua participação no capital social total e votante da Enerbrás e da Espra.
Com informações de Estadão Conteúdo: (Sandra Manfrini)
Imagem: Shutterstock