Estamos próximos de um dos maiores eventos comerciais do ano: a Black Friday, no dia 24 de novembro. Para muitos varejos, é a oportunidade de recuperar resultados que não foram obtidos ao longo do ano por diversos fatores. Porém, pode trazer à operação da loja perdas que, no final das contas, acabam corroendo parte desse resultado, e muitos não as contemplam em sua estratégia.
O fator gerador mais óbvio de perdas é o furto externo. A Black Friday atrai para as lojas físicas (algumas redes antecipam suas promoções em até uma semana antes da data oficial) uma quantidade enorme de pessoas, acima do normal. Nesse momento é importante que os processos de prevenção de perdas encontrem-se bem executados durante todo o tempo, a fim de evitar oportunidades.
Portanto, preste atenção em alguns detalhes muito importantes.
1 – Elevado nível de serviço ao cliente
Todos os colaboradores devem executar esse processo com excelência. Todos os clientes devem ser cumprimentados em sua entrada na loja e, durante sua permanência, devem ter contato com algum colaborador que estiver na área.
2 – Cuidado nos provadores de roupas
Os procedimentos na entrada e saída devem ser seguidos à risca (contar os produtos, verificar se estão protegidos e com etiqueta de preço, entregar a ficha de controle, etc). Coloque nos provadores seus melhores colaboradores e oriente-os a prevenir a perda e maximizar a venda. Muitas das decisões de compra ocorrem nos provadores.
3 – Proteja eletronicamente os produtos
Utilize as etiquetas antifurto em todos os produtos, o tempo todo. Os oportunistas encontrarão aquele produto desprotegido para praticar o furto. Estejam atentos, principalmente a produtos de desistência, trocas e devoluções.
4 – Cuidado com as operações nos caixas
Atenção aos cancelamentos de cupom, principalmente aqueles na forma de pagamento em dinheiro. Loja com alto movimento significa loja com maior controle, e não o contrário.
5 – Alerta redobrado com as sangrias
Mesmo com o aumento do uso dos meios eletrônicos de pagamento, é importante que as regras de sangria sejam seguidas à risca. Quanto maior o número de pessoas, maior a probabilidade e o volume do uso de dinheiro como forma de pagamento. Na Black Friday, realize as sangrias com acompanhamento da prevenção de perdas e deposite no cofre boca de lobo após a devida conferência pela tesouraria.
6 – Mais segurança no recolhimento de valores
Acerte com o departamento financeiro o recolhimento de valores nesses dias para evitar que haja acúmulo de numerário no interior da loja. Nesse período, intrusões podem acontecer, uma vez que os assaltantes sabem que o volume de dinheiro aumenta nas lojas.
7 – Mais atenção nas trocas e devoluções
Atenção aos produtos, exigindo sempre o cupom fiscal. Muitos irão se aproveitar de produtos desprotegidos para “esquentar o furto” no processo de troca.
8 – Trocas de etiquetas: todo cuidado é pouco
Os operadores de caixa devem estar atentos à relação produto x preço. Devem conhecer bem os produtos e os respectivos preços e conferir ambos quando do escaneamento no PDV. Na ocorrência de diferenças, devem solicitar ao vendedor ou liderança que corrijam.
9 – Coíba o consumo dentro das lojas
Avisos no sistema de som e a ação dos colaboradores da loja, juntamente com a prevenção de perdas, ajudam na inibição dessa ação dentro das lojas.
Quebras operacionais
Outros tipos de perdas que ocorrem na Black Friday são as quebras operacionais. O maior volume de pessoas dentro da loja manuseando os produtos aumenta a probabilidade de elas ocorrerem. Para isso, anote algumas observações importantes:
- Avarias: Produtos frágeis devem ter acompanhamento durante esse período. Se for possível, tenha vendedores dedicados ou promotores para auxiliar o manuseio deles.
- Vencimentos: A prioridade no abastecimento do estoque e da área de vendas não exime o cumprimento do procedimento do PVPS (Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai). Dessa forma, quando do recebimento ou do abastecimento, devem ser observados os prazos de validade; na exposição, os produtos devem obedecer a regra do PVPS.
A prevenção de perdas é fundamental para que o resultado final da Black Friday seja positivo. Uma Black Friday de sucesso não significa somente aumento de faturamento, mas sim o lucro final considerando todas as despesas envolvidas e as perdas incorridas no período.
Estrategicamente, a prevenção de perdas ganha mais visibilidade, considerando inclusive reforço da equipe, seja própria ou terceirizada, e o reforço dos processos de prevenção nas lojas. A disciplina na execução dos processos será determinante para um bom resultado.
Dicas anotadas? Uma excelente Black Friday para todos!
Anderson Ozawa é diretor da AOzawa Consultoria, professor da FIA Business School e autor do livro “Pentágono de Perdas: Transformando Perdas em Lucros”.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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