De olho nas tendências do mercado, a Heineken adotou a “Fotografia do Sucesso”, uma estratégia nos pontos de venda (PDVs) que funciona como um guia de abastecimento e exposição voltado ao time de campo. O método contribui para maior efetividade nos estabelecimentos. O grupo tem apostado em estudos com o objetivo de aprimorar o relacionamento com clientes e consumidores, além de adicionar valor à categoria e, consequentemente, ao negócio varejista.
Levando em consideração pontos importantes, como o mapa da loja em diferentes formatos — seja atacado, hiper, super ou mini — e as características regionais, a Heineken avalia e executa a reposição das marcas nas gôndolas de forma estratégica, garantindo que os produtos estejam no lugar correto para atrair os compradores e facilitar a comparação entre os preços.
Ricardo Piccoli, diretor-sênior de Canais Especiais e Trade do Grupo Heineken explica que a “Fotografia de Sucesso” envolve elementos importantes como ativação, produtos expostos e materiais nos pontos de vendas.
“Em iniciativas de implementação do planograma seguindo a estratégia, a companhia já possui um case notável considerando um aumento de 45% no volume de vendas nas gôndolas de um parceiro, por exemplo. Neste caso, alcançamos essa evolução a partir do ajuste do espaço dedicado aos nossos produtos na gôndola”, conclui o executivo.
Com base no conhecimento sobre a jornada de compra de seus consumidores e as ocasiões de consumo, a Heineken também consegue avaliar e definir as melhores formas de expor as categorias de acordo com o tipo de estabelecimento.
A atuação direta entre indústria, varejo e pontos de venda maximiza o impacto nas vendas. Por meio de comunicação, treinamentos para a equipe e com a implementação de estratégias como a “Fotografia do Sucesso”, além de apoiar os parceiros em uma abordagem colaborativa, as empresas garantem o sortimento e a execução adequada nos PDVs.
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