O número de transações com Pix já registrou um aumento de 131% em comparação com 2022 antes mesmo do fim da temporada da Black Friday. A análise considera o volume de transações de pagamento instantâneo de pessoa para empresas (P2B) efetuadas entre os dias 20 e 23 de novembro, em comparação com o período de 21 a 24 de novembro do ano passado.
O levantamento feito pela Fiserv, companhia global de tecnologia de pagamentos e serviços financeiros, nesta sexta-feira, 24, ressalta o bom desempenho do e-commerce. No universo que compreende as operações da Fiserv e seus parceiros de adquirência, foi registrado um volume de R$ 67 milhões entre as 16 horas de quinta-feira, 23 de novembro, e às 16 horas deste 24 de novembro. Quase o dobro do registrado entre os dias 16 e 17 novembro, uma semana antes, que foi de R$ 38 milhões.
Ainda falando do e-commerce, uma grande rede do setor alimentício, de sorvetes, aumentou a receita nas vendas por aplicativo e site em 10 vezes nesta Black Friday, em comparação com as vendas da semana passada. No online, produtos relacionados ao enfretamento do calor tiveram aumento de 63% nas vendas das pequenas e médias empresas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Nuvemshop com a sua base de clientes.
Em relação às vendas com cartão de débito e crédito no presencial, vale destacar ainda novos setores do varejo que aderiram às promoções e ofertas da data, com destaque para o aumento da quantidade de compras registradas em restaurantes, com crescimento de 9,3% em comparação às vendas da semana anterior, lanchonetes e cafeterias (4,5%) e postos de combustíveis (1,6%).
A Fiserv considera, neste caso, as vendas realizadas no dia 23 em comparação ao dia 16 do mês de novembro.
Imagem: Shutterstock