Procon-SP: 909 consumidores registram queixas até tarde de sexta-feira sobre a Black Friday

Além de reclamações sobre a entrega, divergências com o preço e cancelamentos foram as principais ocorrências

Procon SP: 909 consumidores registram queixas na Black Friday

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) registrou 909 queixas de consumidores relativas a compras ou a contratações realizadas durante a Black Friday. Além de reclamações sobre a entrega, divergências com o preço e cancelamentos foram as principais ocorrências.

O balanço divulgado nesta sexta-feira, 24, pelo Procon-SP foi realizado sobre as reclamações dos consumidores exclusivamente no canal online criado para a semana promocional. No passado, o órgão recebeu  899 reclamações, o que demonstra um ligeiro crescimento (1%) nas estatísticas apresentadas até este momento.

Em relação às compras, 37% dos registros foram sobre a demora na entrega ou não entrega dos produtos ou serviços contratados, totalizando 335 ocorrências, seguida por: desconto de maquiagem (14%), mudança de preço na hora de finalizar a compra (13%), cancelamento depois de a compra ter sido finalizada (11%) e produto entregue diferente do comprado e/ou entregue incompleto ou danificado (9%).

Nas redes sociais, o Procon-SP recebeu um total de 223 consultas e orientações sobre o tema.

Varejistas

As grandes varejistas lideraram o ranking de empresas reclamadas, mas em percentual muito pequeno.

Juntas, Magazine Luiza, Mercado Livre, Via, Casas Bahia, Ponto Frio, Extra e Amazon representam 20% das ocorrências no Procon-SP feitas na Black Friday, isto é, 168 do total de reclamações.

As empresas de telefonia Claro, Net, Embratel e Nextel foram reclamadas por 26 pessoas, representando quase 3% do volume de reclamações.

 

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