As altas temperaturas da oitava onda de calor no Brasil impactaram as vendas das pequenas e médias empresas do varejo online: somente entre 8 e 16 de novembro deste ano, foram comercializados mais de 93 mil produtos relacionados, entre eles protetor solar, bronzeador, chapéu, boné, óculos de sol e camisetas regatas. O volume representa um crescimento de 66% em relação ao ano anterior. Os dados são de levantamento da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais.
No período analisado, a venda de óculos de sol cresceu 182% em relação ao ano passado, passando de 18,5 mil para 52 mil itens comercializados. Além disso, houve um aumento de 49% no volume desses itens registrados para venda na plataforma da empresa.
Outro produto em destaque foi a blusa regata, que vendeu 176% a mais neste ano, passando de cerca de 7.400 para mais de 20 mil itens comercializados durante este período de calor intenso. Já o número de itens classificados como “regata” registrados para venda cresceu 114%.
“O clima intenso tem sido um grande desafio para os brasileiros e é natural que busquem produtos que ajudem a amenizar a sensação incômoda ou que possam proteger a saúde. As compras online já fazem parte do dia a dia dos brasileiros e os dados comprovam um dos seus muitos benefícios, afinal o consumidor pode encontrar o que precisa sem sair de casa no sol ou na temperatura de 40 graus”, comenta Priscilla Ferraz, gerente de vendas da Nuvemshop.
Para a análise foram consideradas as vendas realizadas entre 8 e 16 de novembro de 2022 e 2023, utilizando a base de lojistas brasileiros da companhia.
Imagem: Shutterstock