Pandemia de Covid-19 faz ritmo de lançamento de produtos cair 9,4% em 2020

A indústria de transformação, que produz os bens de consumo mais comuns, não conseguiu fechar o ano de 2020 com desempenho positivo no lançamento de produtos. O Índice de Atividade Industrial, calculado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, demonstra que o recuo nos últimos 12 meses foi de 9,4% devido à crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19.

O segundo trimestre de 2020 foi o de pior desempenho na intenção da indústria em lançar produtos, por causa d maior impacto das medidas de distanciamento social. No período, o índice acumulou queda de 31,5%. Após o terceiro trimestre, algumas regiões atingiram níveis positivos, mas não o bastante para suprir as quedas apresentadas no início do ano. De janeiro a dezembro de 2020, São Paulo teve queda de 13,8% em produtos lançados pela indústria local. A região Sudeste recuou 9,1% em 2020.

Da mesma forma que nas regiões, os dois primeiros trimestres do ano foram negativos para os cinco setores destacados pelo índice – Bebidas, Vestuário, Têxtil, Alimentos e Produtos diversos. Após o terceiro trimestre, todos tiveram resultados positivos na comparação com o mesmo período de 2019.

Mas, no acumulado de 2020, o único setor que apresentou resultado positivo foi Bebidas, que conseguiu recuperar as perdas e fechou o ano 0,7% acima do resultado de 2019. Na sequência, os outros setores fecharam no vermelho na comparação com o ano anterior: como Vestuário (-1%); Têxtil (-3,8%); Alimentos (-12,1%) e Produtos Diversos – artigos de joalheria, brinquedos, instrumentos musicais entre outros -(-14,2%).

Imagem: Bigstock

Sair da versão mobile