Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Dificuldade para tirar dúvidas e atraso são principais reclamações no e-commerce

Estudo avaliou 50 mil menções espontâneas na internet referentes a 300 empresas

  • de Redação
  • 4 anos atrás

Nos dois primeiros meses de 2021, o e-commerce de grandes players e redes regionais do varejo foi alvo de mais reclamações do que o atendimento em lojas físicas. É o que aponta o INSV (Índice Nacional de Satisfação do Varejo), desenvolvido pela agência de pesquisa e marketing Inroots, com apoio da ESPM.

O estudo avalia 50 mil menções espontâneas na internet referentes a 300 empresas que gerenciam 576 bandeiras de negócios. Dos comentários considerados mais críticos, 76% dizem respeito ao atendimento.

“Devemos considerar que o atendimento acontece não apenas no ponto de venda, mas na integração com as plataformas digitais. O varejista que identificar essa janela de oportunidade terá sua marca fortalecida””, ressalta Ricardo Pomeranz, sócio-diretor da Inroots.

Entre as falhas mais enfatizadas pelo consumidor e que geraram o maior número de reclamações, estão a impossibilidade de falar com um profissional para sanar dúvidas, pedidos que não chegam no prazo, promoções anunciadas no site que não foram encontradas e cobranças indevidas.

“A pandemia praticamente obrigou muitas empresas a se digitalizar da noite para o dia. Mas isso já não é mais novidade. Estamos na fase da diferenciação. Na loja física, no marketplace, no aplicativo, incluindo o simples uso do WhatsApp, o diferencial está em oferecer uma experiência omnichannel satisfatória”, reforça.

Os segmentos avaliados no INSV, criado em março, incluem: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência; Eletromóveis; Drogaria e Perfumaria; Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral; Moda, Calçados e Artigos Esportivos; Material de Construção; Food Service; Livrarias e Papelarias; Óticas; Jóias, Bijoux, Bolsas e Acessórios, entre outros.

Imagem: Bigstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumodigitaldireitos do consumidore-commerceecommerceempresasestratégiaexperiênciaInrootsmarcasmercadomercado&consumonegóciosomnichannelonlinetecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

de Redação 18 de maio de 2025

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

de Redação 18 de maio de 2025

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

de Redação 18 de maio de 2025

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

de Redação 18 de maio de 2025

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

de Redação 18 de maio de 2025

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

de Redação 17 de maio de 2025

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

de Redação 17 de maio de 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

de Redação 17 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile