Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Aumento da oferta de frete grátis faz triplicar compras online de bebidas e alimentos

Mulheres lideraram as compras de alimentos (59,4%) e os homens as de bebidas (63,7%)

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Aumento da oferta de frete grátis faz triplicar compras online de bebidas e alimentos

A pandemia gerou forte impacto nas vendas online de bebidas e alimentos. E o faturamento dessas categorias quase triplicou, atingindo R$ 2,86 bilhões em 2021, contra R$ 1,09 bilhão em 2019. Para 2022, a expectativa é de crescimento de 18% no faturamento, segundo dados da Neotrust, empresa que faz monitoramento do e-commerce brasileiro.

O aumento do frete grátis foi um dos fatores que ajudaram a fomentar esse hábito, destaca Paulina Dias, head de Inteligência da Neotrust. “O setor contou com a entrada de muitos novos consumidores, que na pandemia criaram o hábito de comprar alimentos e bebidas online. Enquanto em 2019 apenas 31% das compras online contaram com frete grátis, em 2021 essa facilidade foi oferecida em 63% das compras”, explica.

Segundo levantamento, no último ano as mulheres lideraram as compras de alimentos (59,4%) e os homens, as de bebidas (63,7%), com destaque para consumidores entre 36 e 50 anos de ambos os gêneros. O cartão de crédito foi a forma de pagamento utilizada em 75% das compras de alimentos e em 93% das compras de bebidas.

Itens mais comprados

Em 2021, os alimentos que geraram maior faturamento no e-commerce foram frios e laticínios; bomboniere; carnes, aves e pescados; condimentos, ervas e especiarias; e hortifruti. Já as bebidas que geraram maior faturamento no comércio eletrônico foram vinhos; uísque; cervejas e chopp; refrigerantes; e champagnes e espumantes.

Em 2021, a região Sudeste concentrou 72,3% dos pedidos, seguida pelas regiões Nordeste (13,1%), Sul (8,4%), Centro-Oeste (5%) e Norte (1,1%). Apesar de ser a região com o maior número de pedidos de compras online nos últimos anos, o Sudeste perdeu 8,7 pontos percentuais de 2020 para 2021.

A região Nordeste foi a que mais cresceu no mesmo período, ganhando 7,4 pontos percentuais, seguida pela região Norte, que ganhou 0,7 pontos percentuais. Destaca-se na região Norte os crescimentos de 89% no faturamento e de 239% no número de pedidos entre 2020 e 2021.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: alimentaçãobebidaBrasilclienteClientescomidacomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoDeliverydigitalEconomiaempresasestratégiaexperiênciafoodservicefrete grátisinvestimentomarcasmercadonegóciosofertapandemiaserviçosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

de Redação 21 de maio de 2025

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

de Redação 21 de maio de 2025

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

de Redação 21 de maio de 2025

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

de Redação 21 de maio de 2025

Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

de Redação 21 de maio de 2025

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

de Redação 21 de maio de 2025

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

de Redação 21 de maio de 2025

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

de Redação 21 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile