Levantamento da ClearSale revela que o Brasil registrou 2 milhões de tentativas de fraude no setor de e-commerce no primeiro semestre de 2023, 50,6% a menos que em igual período do ano passado. Em termos financeiros, o prejuízo potencial estimado foi de R$ 2,5 bilhões.
Para executivo-chefe da empresa de cibersegurança, Eduardo Mônaco, o movimento de queda nas tentativas é decorrente sobretudo da desaceleração do comércio eletrônico. “Já havia esta expectativa devido à retomada do comércio presencial e ligeira diminuição das vendas por aplicativos”, afirmou.
“De toda forma, os números ainda são altos, principalmente quando olhamos para o valor total e ticket médio das tentativas de fraude que, inclusive, foi mais alto do que em 2022. Lojistas precisam permanecer atentos e vigilantes aos possíveis golpes, cada vez mais sofisticados e frequentes”, destacou Mônaco.
O valor médio que poderia ter sido obtido ilicitamente neste ano chegou a R$ 1.273. Entre as categorias que geraram a maior quantidade de fraudes evitadas, estão eletrônicos (5,7%), com ticket médio de R$ 2.545, seguido por celular (5,2%), com R$ 2.901, e informática (3,3%), com R$ 2.623.
Novas tecnologias para evitar farudes
Um estudo inédito da Serasa Experian revelou que milhares de tentativas de fraude foram barradas por meio da biometria facial. De uma amostra de 42,1 milhões de consultas biométricas, entre os meses de outubro de 2022 a março de 2023, 13,4% teriam alta probabilidade de serem operações fraudulentas. Se esses negócios fossem concretizados, o prejuízo seria de mais de R$ 29 bilhões.
A biometria facial é uma solução construída por meio de redes neurais, um conjunto de inteligência computacional, que realiza um mapeamento matemático das características do rosto de uma pessoa, como uma impressão facial. Além de adicionar proteção aos negócios, ela também é a forma de autenticação que a população brasileira mais confia: 93% dos brasileiros confiam nesse método, segundo uma pesquisa feita pela Serasa Experian em 2022.
Com informações de Estadão Conteúdo
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