O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês) divulgou nesta sexta-feira, 25, diretrizes para novos empréstimos para habitação. De acordo com as novas regras, quando uma família solicitar empréstimo, os bancos devem utilizar a política de crédito da primeira habitação.
As diretrizes, segundo o banco, visam melhorar as necessidades habitacionais e atender às demandas da população e aderir ao posicionamento de que “casas são para viver e não para especular”.
Riscos no setor imobiliário
A promoção de construção de moradias a preços acessível na China contribui para melhorar a vida das pessoas ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento estável e saudável do mercado imobiliário. A avaliação foi feita pelo Conselho de Estado da República Popular da China em uma reunião presidida pelo primeiro-ministro chinês, Li Qiang.
O conselho concordou que “é necessário fazer um bom trabalho no planejamento e concepção de habitação a preços acessíveis, promover a construção com reformas e métodos inovadores, garantir a qualidade da construção habitacional e prestar atenção ao reforço da construção de instalações de apoio e à oferta de serviços públicos”, de acordo com comunicado transmitido pela imprensa estatal.
A avaliação é feita em um contexto de instabilidades no setor imobiliário chinês, com crise de liquidez da Country Garden e da Evergrande.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock