IDV: 20 anos transformando e inspirando o varejo

Momentum 1082-2

varejo

A proposta veio a partir do inconformismo pelo fato do varejo brasileiro não ter a mesma relevância que se via nos Estados Unidos no final de um dos encontros que acontecia durante a participação na NRF, o maior evento de varejo do mercado norte-americano.

O diagnóstico foi que faltava uma entidade que reunisse o varejo formal do Brasil e que se expusesse e atuasse pelo merecido reconhecimento do setor, que já era o maior empregador privado do país. E que poderia contribuir muito mais pelos temas nacionais.

Pudemos participar dessa primeira discussão e inspiração juntos com Luiza Helena, Flávio Rocha e Artur Grynbaum.

Da constatação, mobilização e ação começou o processo para convencimento de líderes e empresas de que a proposta deveria trazer uma contribuição decisiva para os grandes temas que envolviam o Brasil, para além de criar caminhos e protagonismo para o setor. Esse era um ponto central em toda a discussão.

Nestes 20 anos o que foi desenvolvido pela entidade foi marcante na defesa dos temas que envolvem a formalidade, o profissionalismo, o pensar estratégico, a equidade competitiva, a eficiência em toda a cadeia de valor e a melhoria do ambiente empresarial para estimular o emprego, o aumento da renda e o crescimento dos negócios.

O fato de reunir o varejo de todas as categorias de produtos, em todos os formatos de lojas e canais de vendas, dos físicos aos digitais, com diferentes modelos de negócios, incluindo venda direta, franquias e operações próprias, trouxe para o IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) uma visão privilegiada, plural e sempre atual da realidade presente e futura, tornando sua contribuição decisiva.

Dentre os grandes temas que tiveram envolvimento direto do IDV devem ser destacadas as reformas trabalhista e previdenciária, os programas de estímulo ao consumo pelo crédito às famílias, o controle e redução de custos das operações dos cartões de crédito, a busca de alternativas para melhoria da eficiência nas operações de varejo, os ajustes necessários quando da pandemia com seus impactos diretos no setor e, mais recentemente, a defesa da igualdade competitiva envolvendo a atuação das plataformas cross border.

E agora com participação marcante na discussão de tudo que diz respeito à reforma tributária, considerando seus impactos para o consumidor e o setor.

Foram 20 anos com um modelo de governança que evoluiu ao longo do tempo, mas sempre valorizou a discussão de propostas e levando em conta o que seria importante para o varejo e para o país.

E com a postura de sempre ser propositivo em suas relações com os governos e de forma a valorizar a visão atual, plural e a construção de projetos consistentes no longo prazo.

A liderança nesse período esteve nas mãos de Luiza Helena, Flávio Rocha, Hélio Seibel, Fernando de Castro, Antonio Pipponzi, Marcelo Silva e Jorge Gonçalves, apoiados pelos Conselhos Executivo e Consultivo e por um conjunto decisivo de Comitês em diversas áreas.

Neste fim de semana o IDV se reuniu para celebrar esses primeiros 20 anos com líderes que participaram e participam desta jornada, valorizando as conquistas e contribuições em sua atividade e iniciando o ciclo do repensar estratégico para os próximos 20 anos, como deve ser feito.

Parece estar cada vez mais claro que planejar o longo prazo de forma estratégica é, e sempre será, fator decisivo nas empresas, nas organizações, nas entidades e fundamental para o próprio país.

E as contribuições e conquistas do IDV nestes 20 anos, para além de reconhecidas, devem servir de inspiração em todas as dimensões.

Muito mais do que uma entidade diferenciada, o IDV ajudou a transformar o varejo brasileiro e ao mesmo tempo se transformou em um modelo de organização, governança e compromisso com a necessária evolução do próprio país.

Notas

  1. Tivemos oportunidade de participar ao longo desses 20 anos da história do IDV e muitos dos aprendizados e conquistas deste período têm sido compartilhados nas atividades empresariais e nas propostas de organização de outros segmentos de mercado;
  2. No Latam Retail Show de 17 a 19 de setembro, no Center Norte em São Paulo, com apoio do IDV, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados às discussões dos impactos das transformações no mercado, na geografia, na política, na economia, no consumo e seus impactos no consumo, no comércio e no varejo nos diferentes canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócios nos mercados mundiais e no Brasil. O evento também terá transmissão virtual de parte do conteúdo para quem não possa participar presencialmente. Os ingressos limitados já estão disponíveis pelo site.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile