Os três fundadores do Nubank publicaram uma carta, neste domingo (25), pedindo desculpas por uma fala polêmica de Cristina Junqueira no programa Roda Viva, da TV Cultura, na segunda-feira passada.
Intitulada “O Nubank errou”, a carta é assinada pela própria Cristina, por David Vélez e por Edward Wible e está disponível no blog da empresa.
Nela, eles disseram que suas ações em prol da igualdade racial, de gênero e LGBTQIA+ não foram suficientes e se comprometeram a “avançar, dentro e fora de casa, com uma agenda de reparação histórica e de combate ao racismo estrutural”.
“A diversidade foi sempre, sim, parte da nossa cultura. O equívoco foi achar que ter o valor por si só bastava. O erro foi achar que as coisas vão se resolvendo sozinhas”, diz o texto.
Na entrevista concedida ao Roda Viva, Cristina Junqueira na última segunda-feira, Cristina Junqueira foi questionada sobre a criação de uma possível política afirmativa para candidatos negros, e respondeu dizendo que o nível de exigência para se trabalhar no banco é alto e que não dá para “nivelar por baixo”.
A fala gerou polêmica e o Nubank foi acusado de racismo.
Imagem: Divulgação