Consumidores antecipam compras de final de ano para evitar desabastecimento

Brasileiros estão apreensivos com preços altos, itens fora de estoque e atrasos nas entregas

Consumidores antecipam compras de final de ano para evitar desabastecimento

Os brasileiros estão preocupados com o desabastecimento da cadeia de suprimentos e os atrasos nas entregas nas compras de final do ano, mostra pesquisa feita pela Oracle Retail. A pesquisa “Untold Insights” entrevistou 5.728 consumidores globais, incluindo 519 no Brasil, em setembro de 2021.

Segundo o estudo, 40% dos consumidores no Brasil já começaram ou planejam começar as compras de final de ano. Dos entrevistados, 24% estão comprando na loja, na esperança de conseguir o presente perfeito, e 11% disseram que planejam comprar mais presentes caso alguns atrasem ou sejam cancelados (o número salta para 16% para millennials e Geração Z).

Outros estão seguindo um caminho mais fácil: 29% das pessoas (especialmente 34% dos millennials) dizendo que comprarão vale-presente este ano.

“Os consumidores ainda avaliam os varejistas com base na capacidade de entrega dos produtos que procuram no período de festas”, disse o presidente da Oracle Brasil, Alexandre Maioral. “Estamos vendo no Brasil uma competição entre os grandes varejistas pelo menor prazo de entrega. Eles querem ter uma visibilidade clara de seu estoque para garantir a disponibilidade dos produtos que os clientes estão procurando o mais rápido possível com total transparência no processo. Quanto mais informação, melhor. Isso ajuda os consumidores a se sentirem confiantes e valorizados por suas marcas favoritas.”

O diretor sênior de Tecnologia para Varejo da Oracle Brasil, Ricardo Buffon, destaca que, devido ao cenário atual e à forte concorrência no setor, há uma mudança clara no comportamento do consumidor e o mercado precisa ficar atento. “A tecnologia passa a ser uma aliada no rastreio dessas novas tendências de consumo, principalmente para uma época tão importante para o comércio, como é o fim do ano. Só por meio dela que será possível se antecipar e se aproximar do que o consumidor espera, sendo um fator definitivo para o futuro da marca.”

Comportamento dos consumidores

Confira, a seguir, algumas das conclusões do estudo da Oracle Retail.

O Papai Noel pode atrasar

Brasil

Problemas na cadeia de suprimentos

Os que normalmente gostam de comprar presentes estão preocupados em ficar com a caixa vazia, pois os produtos podem não estar disponíveis ou demorar muito para chegar:

Em estoque ou sem sorte

Apesar dos desafios, poder realmente obter os produtos que desejam – e quando desejam – será um fator-chave na forma como os consumidores julgam os varejistas nesta temporada:

Com ou sem oferta

Apesar das preocupações com a cadeia de suprimentos, muitos consumidores ainda estão dispostos a esperar por ofertas de final de ano nas lojas:

Caindo na real com as devoluções

Eles podem dizer que amam o presente, mas mais da metade dos millennials está realmente planejando devolvê-lo. E essas interações de devolução aumentam as apostas para os varejistas: 63% dos entrevistados disseram que uma experiência de devolução ruim significa que eles não farão compras naquele varejista novamente.

Delta não prejudica as compras de fim de ano

Os consumidores parecem menos preocupados com a pandemia, optando por comprar na mais na loja este ano em comparação com 2020:

Imagem: Shutterstock

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