Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas no e-commerce nesta Black Friday devem chegar a R$6,05 bilhões, com o número de pedidos chegando a 8,3 milhões.
Tradicionalmente esta é uma oportunidade para os consumidores fazerem bons negócios, mas é preciso estar atento para não fazer compras por impulso e comprometer o orçamento.
“Agir pela impulsividade não colocando a dívida assumida em perspectiva de longo prazo é o erro do consumidor em datas relevantes como essa. A falta de conscientização de finanças na realidade do brasileiro abre brechas para gastos desnecessários”, afirma Fernando Lamounier, diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios.
Segundo o especialista, alguns cuidados ajudam a economizar nas compras. Por exemplo, fazer uma lista detalhada de prioridades, evitar parcelamentos, realizar uma pesquisa de preço do produto desejado em diferentes lojas, utilizar apenas sites confiáveis, priorizar suas necessidades atuais e identificar descontos que realmente valem a pena.
Além dos grandes descontos, a Black Friday também é um período em que golpes e fraudes se intensificam. Um levantamento da Fortinet mostra que o Brasil é o segundo país que mais sofre ataques cibernéticos na América Latina.
Entre janeiro e junho deste ano, foram 31,5 bilhões de tentativas, um aumento de 94% em relação ao ano anterior.
“O golpista sempre vai tentar se aproveitar da impulsividade do consumidor. Fique atento a toda a sua jornada de compra, analise os preços e comportamentos suspeitos e mantenha a calma”, comenta Lamounier.
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